A saúde bucal é essencial para o bem-estar geral, mas muitos brasileiros enfrentam desafios relacionados à fragilidade dentária. Essa condição pode ser compreendida de duas formas: problemas na estrutura do dente (dentina/esmalte) e questões de estabilidade ou manutenção na boca (gengiva e osso).

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2020/2023), 41,2% das crianças brasileiras de 5 anos possuem um ou mais dentes com cárie não tratada, e 10% necessitam de tratamento odontológico de urgência. Entre adolescentes de 15 a 19 anos, 43,9% apresentam dentes cariados não tratados, e 11,4% precisam de atendimento urgente. Nos adultos, aproximadamente metade sofre de cárie, e pelo menos metade necessita de próteses dentárias. Entre os idosos, 36,27% não possuem nenhum dente, e 70% precisam de próteses.

Para o Dr. Paulo Augusto Tomoiti Yanase, dentista da Oral Sin, maior rede de clínicas de implante dentário do país, a perda de estrutura dentária está frequentemente associada a alguns fatores. "Má higiene oral, hábitos alimentares inadequados e práticas parafuncionais, como o bruxismo (hábito de apertar e ranger os dentes) são uns dos motivos. Já a mobilidade dental pode ser consequência de doença periodontal, traumas, e próteses mal adaptadas", afirma o dentista.

A relação entre alimentação e saúde dos dentes é significativa. O consumo excessivo de alimentos industrializados, ultraprocessados e ricos em açúcar, aliado à higiene bucal inadequada, cria um ambiente propício para o desenvolvimento de cáries. Além disso, a alimentação influencia a saúde geral e a imunidade do indivíduo. A rotina alimentar e de higiene afetam diretamente o pH bucal, fator determinante para o equilíbrio da microbiota oral.​

Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 revelam que 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões perderam todos os dentes. ​"A prevenção é sempre o melhor caminho. Uma boa higiene bucal, alimentação balanceada e visitas regulares ao dentista são essenciais para evitar a fragilidade dentária e suas consequências", complementa Tomoite.​

Para manter os dentes limpos e saudáveis, procedimentos como profilaxia e raspagem são recomendados. Em casos de cárie ou perda de estrutura dentinária, restaurações e facetas podem ser eficazes para fortalecer os dentes. Manter uma rotina de manutenção preventiva é fundamental para avaliar a fragilidade dentária, possibilitando um acompanhamento mais próximo, comparativos e diagnóstico precoce.​

"A fragilidade dentária é um problema significativo no Brasil, afetando todas as faixas etárias. A conscientização sobre as causas e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para reverter esse cenário e promover a saúde bucal da população", finaliza o dentista.

Sobre a Oral Sin

Fundada em 2004, em Arapongas, Paraná, a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do país e, desde 2009 atua no segmento de franquias. Presente em todo o país, é pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia. Além dos implantes, também oferece atendimento clínico em geral, próteses dentárias, estética dental, ortodontia, toxina botulínica e enxerto ósseo.

Atendimento odontológico humanizado e de excelência, acolhimento, respeito, carinho e flexibilidade no pagamento – que promove o melhor custo-benefício do mercado – estão entre seus pilares.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

Novorizontino vence o líder Athletico-PR no Jorjão e entra no G-4 do Brasileirão B

Leia mais...

IMES abre inscrições para Curso Preparatório gratuito do ENEM 2025

Leia mais...

Vereadores, promotor e mães atípicas estiveram reunidos para debater o Projeto de Lei nº 13/2025

Leia mais...

Em Catanduva, Energisa abre oportunidade para estágio na área administrativa

Leia mais...

UNIFIPA participa de evento em Tabapuã com palestra sobre autismo

Leia mais...

Colégio Catanduva promove segundo encontro do programa 'Educar para Crescer'

Leia mais...