O Comitê de Obras da Fundação Padre Albino/FPA acompanhou o presidente do Conselho de Administração, Luciano Sanches Fernandes, o assessor daquele conselho, Marcos Rodrigues, o presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Lopes, e o diretor Administrativo e Financeiro, Heliton Benetelli, em visita às obras de ampliação dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos – Movimentos 2 e 3 do projeto Design do Futuro.
A visita começou no Hospital Emílio Carlos quando os engenheiros Leonardo Catelan Souto e Thierry Teressan e Francisco Favato, mestre de obras, juntamente com o engenheiro Manoel Richarte Gomez, consultor, explicaram sobre o projeto e o andamento da obra.
Iniciada em julho, a obra de expansão do “Emílio Carlos” está na fase de perfuração do solo. Sobre as perfurações, que vão sustentar toda a edificação, Leonardo Souto informou que estão executando as fundações profundas, quando o equipamento perfura o solo e depois já sobe concretando. São estacas com 19 metros de profundidade para um total de 279. Somente após a concretagem de blocos e de vigas baldrames a estrutura do prédio será iniciada, o que vai garantir total segurança para viabilização do projeto.
O prédio, com previsão de entrega para 2026, terá térreo e primeiro andar e abrigará recepção, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Central de Materiais Esterilizados, Almoxarifado, Serviço de Hemodiálise e sala de simulação realística da área de Educação.
Em seguida o grupo foi para o “Padre Albino” visitar a obra de ampliação daquele hospital, quando se juntou a ele a diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti. Recebidos pelos engenheiros civis Joni Everton Vizzicatto e Lorrayne Pichineli, eles informaram que estão executando os serviços de fechamento externo e interno de alvenaria e drywall, revestimento interno e as instalações elétricas, hidráulicas, tubulação de gases medicinais e dutos de ar-condicionado.
Com subsolo, térreo, três pavimentos, casa de máquinas e cobertura, o prédio tem área de 7.250,36 m² e já está finalizada a estrutura em concreto armado. As próximas etapas preveem execução da cobertura e impermeabilização das lajes expostas, assim como o início do revestimento externo e as regularizações internas dos pisos para acabamento. A previsão para conclusão e entrega da obra é para setembro de 2025.
O Comitê de Obras está organizando, agora, a visita dos membros dos Conselhos de Administração e de Curadores.
Fonte: Mauro Assi - Fundação Padre Albino