As estações do outono e inverno são conhecidas por suas temperaturas mais baixas, mas, também, pela recorrente queda na umidade relativa do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), níveis entre 50% e 70% são considerados ideais. Entretanto, em muitas regiões, esse valor chega a ficar abaixo de 30%, condição que pode ocasionar inúmeros problemas de saúde, principalmente, em indivíduos com problemas respiratórios.

Para o pneumologista Ricardo Domingos Delduque, da Unimed Catanduva, o momento é de iniciar os cuidados preventivos.

“A baixa umidade, associada às baixas temperaturas, dificulta a dispersão de partículas virais, bactérias, fungos e outros poluentes, que acabam ficando mais tempo suspensos no ar. Isso facilita a entrada de germes nos pulmões, ocasionando sintomas como secura nos olhos, nariz, garganta e nos lábios, além do ressecamento da pele”, ressalta.

Além disso, sintomas como sangramento nasal, cansaço e irritabilidade também podem ser causados pela baixa umidade relativa do ar. De acordo com o médico, cuidados simples e práticos são eficientes na prevenção. O principal deles é a hidratação. “É bastante eficaz como medida preventiva contra diversas doenças. Por isso, beba muito água, mesmo se estiver sem sede”, ressaltou.

Indivíduos com maior predisposição às doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e asma, e alergias devem redobrar os cuidados. 

Previna-se

- Hidrate-se. Beba água mesmo se estiver sem sede;
- Umedeça olhos e nariz com frequência;
- Evite exercícios físicos ao ar livre das 10h às 16h;
- Evite ar condicionado das 10h às 16h;
- Mantenha o ambiente arejado;
- Mantenha os ambientes umidificados (Ex.: estenda toalhas ou panos úmidos nos pés da cama/cabeceira ou uma bacia com água no quarto)

Tome Nota

A Unimed Catanduva disponibiliza semanalmente, em seu canal oficial do Youtube (https://www.youtube.com/unimedcatanduvaoficial), o quadro "Dica de Saúde". No canal, é possível conferir dicas de temas diversificados sobre a sua saúde, com a participação de médicos cooperados de diferentes áreas de atuação. O Dica de Saúde também é divulgado às sextas-feiras em nossas páginas do Facebook e Instagram.


Fonte: Helen Ventura/ Unimed Catanduva

Tereos na COP30: Empresa fecha parceria com Amazônia Vox e marca presença na Conferência das Partes

Leia mais...

Tratores ganham protagonismo no processo de mecanização das lavouras de laranja

Leia mais...

Desenvolve SP atende empreendedores na Caravana 3D em São José do Rio Preto

Leia mais...

Bodas de Diamante são celebradas com gesto solidário em prol do HCC

Leia mais...

Estética facial e funcional: rinoplastia vai além da aparência

Leia mais...

Artista plástica Cristiana de Freitas faz de seu corpo arte em exposição na Casa de Cultura

Leia mais...