O calor chegou com tudo e parece que não vai embora tão cedo. Mas não importa se você ama ou odeia o verão, cuidar da saúde nesse período é essencial para manter o bem-estar. Além das patologias causadas por agentes biológicos, como a dengue e a malária, também costumam aparecer nesta época do ano doenças respiratórias, mal-estar causado por desidratação e insolação, diarreia, alterações na pressão arterial, viroses e doenças de pele.

A relação entre as altas temperaturas e o comprometimento respiratório foi abordada por um levantamento global do Instituto de Saúde de Barcelona, que identificou aumento na mortalidade hospitalar pelas patologias dessa categoria durante a exposição a altas temperaturas.

A médica Elen Falcochio, clínica geral da rede de saúde dr.consulta, explica que é preciso ter atenção ao uso excessivo de ar-condicionado, que pode deixar o ar mais ressecado. "Ar-condicionado e ventiladores são muito úteis neste calor, mas fique atento se estão higienizados corretamente. Além disso, se a umidade do ar estiver baixa, utilize umidificadores (também higienizados corretamente) e faça a lavagem nasal com técnica adequada", diz a especialista.

Já no caso das doenças de pele, destacam-se problemas como micose, ptiríase e candidíase. "Essas patologias podem ocorrer principalmente porque algumas regiões ficam mais úmidas devido ao suor, favorecendo a proliferação de micro-organismos. Para evitá-las, recomendo manter o corpo seco usando roupas leves e arejadas, principalmente nas regiões de dobras, axilas e virilha. Não compartilhar toalhas e outros objetos de uso pessoal de higiene. Evite também andar descalço em ambientes públicos, como piscinas, banheiros e vestiários", alerta a especialista.

Beba água!

Outro ponto de atenção durante o forte calor é o risco de desidratação. Um levantamento do Datafolha com hospitais da região sul e sudeste do país indicou alta de até 40% nos atendimentos de crianças e idosos nos últimos três meses. Os estados com maior número de atendimentos são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo.

A médica do dr.consulta explica que as crianças podem sofrer mais com o calor e dá dicas de prevenção. "É fundamental oferecer líquidos constantemente e evitar a exposição prolongada ao sol, que não é recomendada antes dos 6 meses de idade pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Após essa idade as crianças já devem utilizar protetor solar adequado para a sua faixa etária e, até o segundo ano de vida, recomenda-se, além do creme de proteção solar, a utilização de chapéus e roupas com tecido de proteção UV", detalha. Fora dessa faixa etária, além da atenção com a hidratação, também é indicado evitar atividades físicas nos horários de sol mais intenso.

A quantidade correta de consumo de água varia para cada pessoa, mas de maneira geral, a média recomendada por especialistas é de 2 a 3 litros ao longo do dia. "Uma forma de guiar o nível de hidratação é acompanhar a cor da urina, que deve ser amarelo claro. Se a urina estiver mais escura, concentrada, é sinal que se deve beber mais líquido. Além da água potável, água de coco, chás e sucos são outros excelentes meios de hidratação", alerta a especialista.

Dicas gerais:

  • Ter sempre uma garrafa de água por perto ou instale apps no celular que enviam lembretes de hidratação
  • Utilizar roupas leves, chapéus e óculos de proteção
  • O filtro solar deve ser aplicado entre 15 e 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada 2 horas
  • Utilizar fator de proteção adequado, idealmente acima de 30 FPS. Para peles muito claras, FPS acima de 50 ou 70 são os mais adequados.
  • A quantidade adequada de protetor solar usando uma medida que todos têm em casa: uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça; uma para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás e uma para cada membro do corpo
  • Se for utilizar algum outro creme ou maquiagem, passe o protetor solar primeiro e espere ele secar antes de aplicar outro produto.

    Sobre o dr.consulta

O dr.consulta é uma rede de saúde completa que integra atendimento primário, secundário e terciário para toda a região metropolitana de São Paulo. Utiliza tecnologia avançada para levar saúde de qualidade a preços acessíveis a toda a população.

Com mais de 3 milhões de pacientes atendidos e 28 centros médicos próprios, oferece atendimento em mais de 60 especialidades, tendo a disposição mais de 3 mil tipos de serviços entre consultas online e presenciais, exames de análises clínicas, de imagem e de outras especialidades, atendimento domiciliar, vacinas, serviços odontológicos, microprocedimentos e cirurgias de baixa complexidade.

Além dos serviços avulsos, o dr.consulta mantém parceria com a healthtech cuidar.me para planos de saúde e também oferece, em parceria com a administradora de benefícios Yalo, o Cartão dr.consulta, cuja assinatura garante descontos e benefícios para a utilização dos serviços de saúde da rede.

Fonte: Danthi Comunicação Integrada

Vereador Alan Automóveis requer cópias…

06-07-2021 Hits:1145 Política Fabio

Visando garantir a segurança dos estudantes e profissionais da Educação o vereador Alan Automóveis (PP) está solicitando a relação de todas as escolas do município, com data de emissão de...