Nesta segunda-feira, 6, é comemorado o dia do Riso. O riso traz diversos benefícios para a saúde, como a melhora do humor e diminuição da intensidade do estresse físico e emocional. Por saber da importância de rir na manutenção da qualidade de vida, o complexo Funfarme atua em conjunto com 600 voluntários em atividades lúdicas para que o riso e a felicidade sejam parte do dia a dia dos pacientes.

Os onze grupos de voluntários trazem temáticas como a palhaçaria, musica, contação de histórias, coral e jogos. Como é o caso do Projeto ZeroClown, composto por quatro palhaços que há 13 anos revelam os sorrisos das crianças do Hospital da Criança e Maternidade (HCM). " A criança internada está fora do seu ambiente familiar e longe dos amigos, tendo que respeitar os horários de medicações e exames. A palhaçaria vem para trazer a leveza e possibilitar um período em que a criança possa ter o domínio do momento e se divertir, já que ela pode sugerir interações e brincadeiras com os palhaços, sendo transportadas para um momento de leveza e alegria", diz o palhaço Showkito.

A Dra. Fernanda Del Campo Braojos, radiologista e diretora técnica do HCM, explica que o trabalho dos voluntários faz a diferença no dia a dia das crianças, já que o bom humor que eles transmitem contribui para questões como o alívio da dor e redução da ansiedade.

"Os voluntários conseguem arrancar sorrisos das nossas crianças e famílias em meio a situações adversas, ajudando os pacientes a terem a melhor experiência possível no nosso hospital. Eles estão sempre prontos com rostos alegres, palavras gentis e ações atenciosas para ajudar as famílias a se sentirem em casa. Nossos voluntários fazem a diferença e nós agradecemos todos os dias por tê-los conosco" diz a diretora.

Para se tornar um voluntário, é só entrar em contato com o Hospital de Base no telefone (17) 3201-5000, ramal 5039. É possível participar de grupos existentes ou criar um novo grupo. No segundo caso, o interessado precisa apresentar um projeto para ser avaliado pela instituição.

Antes de iniciarem os trabalhos no Complexo Funfarme, os voluntários passam por um processo de acolhimento e treinamento, onde eles aprendem questões como os cuidados necessários dentro do ambiente hospitalar e a importância da higienização das mãos. Além disso, eles são credenciados e identificados por crachá, que pode conter nome artístico e foto com a caracterização do personagem do voluntário.

Serviço:

Voluntários HB

Para ser voluntário, ligue: (17) 3201-5000, ramal 5039

Sesc São Paulo amplia oferta de serviç…

28-11-2021 Hits:1357 Cidade Fabio

Acesso de pessoas maiores de 12 anos será realizado mediante apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid – 19 contendo duas doses ou a dose única;  Obrigatoriedade do uso...