Com o intuito de celebrar o Dia do Quadrinho Nacional, comemorado no dia 31 de janeiro, o Riopreto Shopping convida um dos principais representantes dessa arte na região, Orlandeli, para produzir uma exposição inédita cheia de curiosidades, fotos, textos, desenhos e espaços instagramáveis.  O evento faz parte da Campanha de Férias do Riopreto Shopping.

Os fãs do cartunista, quadrinista, chargista e ilustrador, poderão conferir do dia 23 de janeiro a 2 de fevereiro, na Praça 4 de Eventos, trajetória dos seus 25 anos de profissão em pequenas relíquias de seu acervo, tais como: recortes de matérias de jornais, tiras originais da década de noventa, fanzines, desenhos e esboços antigos. No lançamento da exposição, que acontece no dia 23, Orlandeli estará autografando suas duas obras mais recentes "Os olhos de Barthô" e "O mundo de Yang - Rumo ao Sul", às 19h.

O artista traz em sua trajetória diversas conquistas como: Autor da tira Grump, SIC e O mundo de Yang - Ganhador de vários salões de humor, dentro e fora do país; ganhou por duas vezes o troféu HQ Mix, principal prêmio dos quadrinhos nacionais; foi convidado para participar de três publicações reinterpretando personagens do Maurício de Sousa, entre elas a GraphicMSP "Chico Bento - Arvorada" ganhadora do troféu HQ Mix e finalista do prêmio Jabuti de literatura.

 Sobre o artista

Walmir Américo Orlandeli nasceu em 1974 na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo. Em 1994, criou a tira diária "Violência Gratuita". Em 2002 lançou a revista "Grump", que lhe rendeu o troféu HQMIX de melhor revista de humor.

Participou de várias edições do álbum Front, publicado pela editora Via Lettera, com histórias em quadrinhos e contos. Em 2008, criou a tira "(Sic)" vencedora do primeiro lugar no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Em 2009, foi convidado a participar da obra MSP50. Em 2010, lançou um álbum com a compilação das tiras "(SIC)", a obra foi uma das contempladas pelo programa Proac Quadrinhos.

Em 2013, foi convidado a participar da obra "Monica´s". Ainda em 2013, publicou "Eu matei o Libório", de forma independente. Em 2014, lançou a compilação de tiras "Grump – Naqueles Tempos, 20 anos de histórias" em comemoração aos vinte anos de publicação do personagem.

Em 2015, criou "O mundo de Yang", websérie publicada semanalmente e que foi reunida em livro no final do mesmo ano. Em 2016, lançou a graphic novel "Daruma", obra contemplada pelo Proac, e as coletâneas "Grump – Um dia eu chego lá", "(Sic) vol 1 – Sim, eu posso ver... Eu acho" e "(Sic) vol 2 – É... Olhando assim faz sentido".

Em 2017, foi convidado para reinterpretar o personagem Chico Bento, de Mauricio de Sousa, para o selo Graphic MSP, que resultou no álbum "Chico Bento – Arvorada", vencedor do troféu HQMIX. Ainda em 2017, lançou o álbum "O Sinal" (Indicado ao prêmio Jabuti de literatura), pelo selo Jupati, da Marsupial Editora. Em 2019 lança os álbuns "Os olhos de Barthô" e "O mundo de Yang - Rumo ao sul".

Como ilustrador publicou em vários veículos, como: jornal Folha de São Paulo, revistas Mundo Estranho, Saúde, Época, Superinteressante, entre outras. Ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais.

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...