A cidade de Olímpia, um dos principais destinos turísticos do interior de São Paulo, recebeu autorização do governo federal para construir um aeroporto. Com investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, o novo terminal deve facilitar a chegada de turistas de todo o país à cidade, famosa principalmente pelas fontes de águas termais e parques aquáticos como o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach, que atraem mais de dois milhões de visitantes por ano. A ideia, porém, é que futuramente também sejam realizados voos internacionais, principalmente para destinos como Buenos Aires, Bogotá e Santiago sem a necessidade de escalas.

Aeroporto de Olímpia

A autorização foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União, relatando que a cidade tem um prazo de 35 anos para construir e explorar o novo aeroporto, que após esse período passará a ser federal. O custo estimado, de acordo com a Prefeitura de Olímpia, será de R$ 100 milhões. A cidade planeja atrair investimentos privados, inclusive do exterior, e inaugurar o aeroporto em 2026.

Chamado de Aeroporto Internacional do Norte Paulista, o terminal terá uma pista de 2.250 metros de extensão por 45 metros de largura, o que possibilitará receber os principais aviões comerciais, como o Airbus A320 e o Boeing 737, sem limitações.

O objetivo da cidade é focar também em destinos internacionais. O futuro aeroporto será projetado de olho em permitir que voos para Buenos Aires, Santiago e Bogotá possam ser feitos sem a necessidade de escalas.

“O governo federal nos deu a outorga para implantar um aeroporto público municipal. Podemos privatizar e administrar. Não temos recursos federais para a construção do aeroporto. Nosso projeto tem basicamente três vertentes e uma delas é o terminal de passageiros, porque somos muito focados no turismo. Recebemos 1,5 milhão de pessoas por ano e projetamos que, com novos resorts, em cinco anos esse número deve dobrar”, explicou o prefeito Fernando Cunha ao jornal Diário da Região.

O desafio de Olímpia, agora, é encontrar meios de atrair a iniciativa privada para a construção. O Ministério da Infraestrutura informou em nota que a cidade é responsável por viabilizar as obras, as reformas, expansões e tudo o que for importante para o funcionamento.

Fonte: Melhores Destinos

Dr. Eduardo Nóbrega destina R$ 150 mil ao HPA em visita à Fundação

Leia mais...

FPA celebra 100 anos de contribuição à saúde, educação e assistência social

Leia mais...

Olímpia espera visitação recorde de mais de meio milhão de turistas nas férias de julho

Leia mais...

Ratos de Porão celebra 43 anos de história com show no Sesc Rio Preto

Leia mais...

Fenômenos geológicos: especialistas explicam a simultaneidade de terremotos pelo mundo

Leia mais...

3 motivos para olhar com atenção para o seguro do carro clássico

Leia mais...