Ouvimos de longe quando ele está pra passar. Quando chega, para todo o trânsito e sempre nos trilhos carrega de lá pra cá inúmeras coisas para inúmeras pessoas. Os moradores de São José do Rio Preto já devem ter visto ou já ouviram a buzina do trem que cruza a cidade inúmeras vezes no dia, sempre cheio e muito barulhento.

Não imaginamos, mas a Estação Ferroviária de São José do Rio Preto já foi lugar de muitas despedidas e de muitos reencontros. Desde 1912, anos em que foi inaugurada, até 2001 quando  o último trem com passageiros desembarcou, a Estação foi passando por muitas mudanças até ser tombado como patrimônio histórico cultural.

E no intuito de reviver todas as histórias e memórias afetivas de pessoas que tiveram contato com o sistema ferroviário, a  Animato – produtora de vídeo e multimídia, realiza a produção do projeto "Caminho de Ferro, Linha da Vida", contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2020 e que contas com a produção executiva do fotógrafo Jorge Etecheber.

Foi lançado gratuitamente nas mídias digitais do projeto (Facebook "Caminho de Ferro, Linha da Vida" e Instagram @projeto.caminhodeferro) um link (https://vimeo.com/474885786) com o curta-metragem e exposição virtual contendo depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas diretamente ligadas a malha ferroviária,mostrando todo o caminho percorrido pelas grandes máquinas enquanto evidencia a importância, a imponência e o desenvolvimento que a linha ferroviária trouxe às cidades por onde passou, em especial São José do Rio Preto.

Junto com o vídeo do curta-metragem e da exposição fotográfica que aparece em seguida, foi disponibilizado uma mesa de debate gravada com nomes como: Roberto Correa, Renato Brito, Alaor Ignácio dos Santos, Reizinho e a participação do jornalista Harlen Félix.

A produção do curta-metragem "Caminho de Ferro, Linha da Vida" é da Animato Produtora de Vídeo e Multimídia. A direção é do Jorge Etecheber. Co-direção de Renato Brito e Alaor Ignácio dos Santos. Roteiro de Alaor Ignácio dos Santos. Gravação por Cícero Franco e assistente Edmilson Marques. Possui  imagens do arquivo de Fernando Marques e de Marisa Amorim.

A exposição fotográfica conta com fotos do Acervo Público Municipal, dos fotógrafos Antônio José Cury, Edson Baffi, Jorge Etecheber e do acervo pessoal de Alvarino Silva.
 
 
https://vimeo.com/474885786
--
Fonte: BoniPeixe Comunicação e Fotografia

Pindorama confirma primeira morte por Co…

16-06-2020 Hits:695 Região Fabio

Paciente era um homem de 65 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).