Levar informações e tirar dúvidas sobre os riscos elétricos em uma linguagem fácil e dinâmica. Foi com esse propósito que representantes da Energisa Sul-Sudeste promoveram um bate-papo com alunos da Escola Clorinda Morano Carvalho, em Sales.
 
A iniciativa faz parte das ações preventivas e de conscientização que a distribuidora de energia faz junto à comunidade. Nas escolas, a interação está focada principalmente na garotada, com temas como segurança nas brincadeiras dentro e fora de casa, uso inadequado de eletrônicos, perigos do uso de cerol e de empinar pipas perto da rede elétrica. 
 
Os profissionais da Energisa Sul-Sudeste ressaltaram que a iniciativa tem caráter preventivo, principalmente porque as crianças nem sempre têm consciência dos riscos da rede elétrica. "Esse contato com os alunos na escola é sempre muito positivo, pois além de receberem bem as orientações, eles são agentes multiplicadores, levando informações valiosas para a segurança de suas famílias e da comunidade". 
 
 
Principais riscos 
Na conversa, os alunos foram instigados a refletirem sobre os riscos de colocar objetos na tomada, mexer em fios, cabos ou extensões. Para a garotada que não fica longe dos eletrônicos foi sobre o uso do celular e tablet enquanto os equipamentos estão carregando.  
 
"Quando a brincadeira for ao ar livre, é indispensável observar o cenário: pipa e rede elétrica não combinam. O correto é soltar pipa longe da rede elétrica, em áreas abertas como campos de futebol e parques". 
 
Tem ainda a criançada que gosta de subir em árvores para se esconder ou colher frutos, sem notar a proximidade dos fios de energia ou cerca elétrica. "Esses são alguns exemplos de situações que colocam a vida da criança em risco. Então, não basta proibir a brincadeira, é importante explicar os riscos da eletricidade, dentro e fora de casa, e propor brincadeiras ou formas de brincar que garantam a diversão com segurança", acrescentam os profissionais da Energisa. 
 
Em casos de acidentes envolvendo energia, a população deve acionar a Energisa pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa On, Whatsapp Gisa (18) 99120-3365; ou Call Center 0800 70 10 326. 
 
Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III - COORDENACAO DE BUSSINESS

Prefeitura de Ibirá realiza análises mensais das águas de Termas de Ibirá

Leia mais...

Projeto leva conscientização sobre cuidado e adoção responsável às escolas municipais

Leia mais...

Avalanches de lama no Nepal: especialista explica os possíveis motivos do fenômeno no Himalaia

Leia mais...

Sesc Catanduva reúne esporte, literatura, cinema e música em programação que movimenta a cidade nesta semana

Leia mais...

Histórias de dedicação e gratidão marcam homenagem aos colaboradores da FPA

Leia mais...

Termas dos Laranjais reforça divulgação de Olímpia como destino turístico na 28ª AVIRRP

Leia mais...