Um farmacêutico de Irapuã (SP) pode ser o primeiro caso de reinfecção por coronavírus aqui no noroeste paulista. O homem de 47 anos testou positivo para a doença duas vezes, em dois meses.
Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, o paciente está em casa, seus sintomas são leves, porém ele está em isolamento e sendo monitorado. Ambos os exames foram o de PCR, um dos mais seguros para comprovar infecção por COVID-19. Eles foram realizados em um hospital particular de São José do Rio Preto (SP).
O primeiro teste foi colhido no dia 24/07 que confirmou a doença. No dia 26/09 ele teria apresentado novamente os mesmos sintomas, onde colheu novo exame no dia 28/09 que testou novamente positivo para o vírus. Ele fez ainda exame para H1N1 que também deu negativo.
O coordenador da Vigilância Epidemiológica da cidade, Nelson Neto, diz que ainda não trata o caso como reinfecção por coronavírus, mas que a GVE já está investigando o caso.
“Questionado a GVE, afirmou que o PCR, por ser um exame bastante preciso, pode ter colhido fragmentos de quando ele teve COVID-19 há dois meses. Porém, como ele apresentou novos sintomas como a falta de paladar que ele não teve na primeira vez, isso fez nós adotar novamente todas as medidas de isolamento e acompanhar o caso”, explica.
Em nota, a Unimed Rio Preto disse que o paciente está recebendo todos os cuidados e sendo monitorado pelo Centro de Cuidados de Afecções Respiratórias e por equipe de infectologia.
Aqui na região noroeste paulista este pode ser o primeiro caso de reinfecção por coronavírus. Em todo o Brasil, casos semelhantes estão sendo apurados.
Fonte: Gazeta do Interior