Celebrando a Semana da Visibilidade Bissexual, a Cia. do Santo Forte, de São José do Rio Preto, realiza, a partir desta terça-feira (23/9), em seu canal no Youtube, os episódios da série audiovisual inédita da obra MUSA, cuja temporada de estreia foi realizada no final de maio.

 

A série audiovisual é um desdobramento do processo criativo de MUSA, transitando entre o teatro, a performance, o ritual e a festa. "Os episódios reafirmam a potência feminista, bissexual e decolonial do novo projeto da Cia. do Santo Forte", comenta Tauane, autora e diretora de MUSA e fundadora da companhia teatral rio-pretense.

 

Uma obra de autoficção, MUSA traz o diálogo entre duas personagens, a ARTISTA, interpretada por Tauane, e a MUSA, revezada por artistas de diferentes linguagens nas sessões de estreia da peça: dJul3s, Gaia do Brasil, Hárlen Felix, Jessica Zago Paladino, Matheus Santana, Murilo Gussi, Reni Trombi, Rodolfo Kfouri e Zé Tomaz. A criação contou com provocação do ator, bailarino, performer e diretor Aguinaldo de Souza (Londrina-PR).

 

 

Veja o que traz cada um dos episódios da série audiovisual MUSA e suas datas de lançamento:

 

23/09 (Dia da Visibilidade Bissexual)

Musa: Cena Profecia – A Sacerdotisa: o vídeo apresenta o percurso criativo da performance MUSA, primeira dramaturgia de Tauane. Escrita em 2023, a obra nasceu de um processo introspectivo em que a artista resgatou sua voz como escritora e refletiu sobre machismo nas artes, invisibilidade bissexual e os atravessamentos entre desejo, poder e criação.

 

24/09

Força e Loucura na Encruza: ação performativa em celebração à parceria entre a Cia. do Santo Forte, coletivo feminista e decolonial inspirado nas tradições de Umbanda e Candomblé, e o GAL (Grupo de Apoio à Loucura), coletivo artivista dedicado às causas da diversidade sexual e identitária. A partir da peça Musa, artistas revisitam suas trajetórias entrelaçadas por cultura, resistência e afeto.

 

25/09

MUSA – Sessão Completa: MUSA é uma autoficção cênica que tensiona os limites entre ser artista e ser musa. A partir de uma paixão platônica, a autora e performer convoca as encruzilhadas entre desejo, criação e dissidência. Estruturada como um jogo de tarô, a dramaturgia mistura texto, rubricas e rituais, revelando o processo criativo como território de performance. Cada apresentação convoca novas musas — artistas e técnicos locais — que transformam a obra em organismo vivo, instável e insubmisso.

 

26/09

Musa: Cena Celebração – 6 de Paus: o vídeo reúne fragmentos da performance, dos bate-papos, dos Cafés Decoloniais, dos bastidores e dos encontros que se formaram em torno da obra, revelando o caráter coletivo e insurgente do projeto.

 

As ações do projeto MUSA são realizadas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 04/2024-SMC/PNAB PRODUÇÃO DE OBRAS ARTÍSTICAS, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

 

Serviço

MUSA – Série Audiovisual, da Cia. do Santo Forte

A partir de 23/9 (terça-feira)

Canal da Cia. do Santo Forte no Youtube

Episódios legendados

Mais informações no Instagram @ciadosantoforte

 

Fonte: Harlen Félix

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...