A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) sedia, nos dias 19 e 20 de setembro, a 159ª Jornada Paulista de Dermatologia, em comemoração ao Jubileu de Esmeralda (55 anos) da sua  Dermatologia – um marco de excelência em ensino, pesquisa e assistência médica. Como o hospital-escola da Famerp é o Hospital de Base (HB), um dos maiores produtores SUS do Brasil, a dermatologia da Famerp atende pacientes do HB, Ambulatório Geral de Especialidades ,Instituto do Câncer (ICA) e Hospital da Criança e Maternidade (HCM).

Atualmente, são realizados em torno de 25 mil atendimentos dermatológicos por ano, entre consultas, exames e procedimentos em pacientes de 104 municípios pertencentes à DRS-15. Segundo o Dr. João Roberto Antonio, Professor Emérito da Famerp e Chefe do Serviço de Dermatologia do HB, o carro-chefe é o serviço especializado em câncer de pele – tipo de câncer mais comum no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. “O câncer de pele mata cerca de 4 mil brasileiros por ano, mas o número pode variar dependendo do ano e do tipo da doença. O melanoma, tipo mais agressivo, é responsável pela maior parte dos óbitos, embora o câncer de pele não melanoma seja o mais frequente”, explica o especialista.

O Serviço de Dermatologia do HB também conta com ambulatório especializado em acne, unhas e cabelos, alergias,  melasma, doenças genéticas, doenças autoimunes, dermatologia pediátrica, entre outras. “Oferecemos todos os recursos disponíveis para diagnóstico, com exames de ponta, e tratamento, que pode ser cirúrgico ou ambulatorial, além do fornecimento de medicamentos disponíveis no SUS”, ressalta o Dr. João Roberto Antonio.

A celebração do Jubileu de Esmeralda será marcada pela 159ª Jornada Paulista de Dermatologia, que acontecerá no Centro de Convenções da Famerp. A programação científica inclui palestras, simpósios, apresentações  e discussões de casos clínicos, abordando temas atuais da dermatologia, como novas terapias, tecnologias a serviço da medicina e práticas voltadas para a humanização do atendimento.

Segundo o Dr. João Roberto Antonio, o evento serve como espaço de atualização científica e troca de experiências entre especialistas, ressaltando os avanços nos tratamentos e a importância de manter os profissionais sempre atualizados para oferecer o melhor cuidado aos pacientes. “Participar da Jornada de Dermatologia é investir em conhecimento e inovação para oferecer o melhor cuidado à pele e à saúde de nossos pacientes”, afirma.

55 anos de história

A Disciplina  de Dermatologia da Famerp começou em 1970, implantado pelo Dr. João Roberto Antonio – um dos pioneiros do país a receber o Título de Especialista em Dermatologia e um dos médicos responsáveis pela fundação da instituição. No mesmo ano, nascia também a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD-RESP), entidade que organiza a 159ª Jornada de Dermatologia.

Atuando no atendimento aos pacientes e na formação de novos especialistas, Dr. João Roberto Antonio destaca que  a Disciplina   de Dermatologia da Famerp e Serviço de Dermatologia do Hospital de Base, com seu corpo de Docentes e Residentes, consequentemente, tornaram-se uma das maiores referências do país. Atualmente, é uma das especialidades mais procuradas da instituição por novos residentes. Em 2025, foram abertas quatro vagas para a residência, que tem duração de três anos. Atualmente temos 23 docentes e 14 residentes em formação profissional, que passam por experiências em ambulatório, cirurgia dermatológica para tratamento de lesões cutâneas, cosmiatria, enfermarias e atividades no Instituto do Câncer (ICA).

“Nossa dermatologia iniciou em 1970 com o compromisso da excelência na formação ética e técnica, na pesquisa que transforma e no cuidado humanizado. Residentes e docentes fazem parte dessa trajetória diária, com atendimentos ambulatoriais, cirurgias e trabalhos científicos que reforçam nosso reconhecimento junto à Sociedade Brasileira de Dermatologia desde o início”, destaca o professor.

Inteligência artificial na dermatologia

Entre os temas debatidos na Jornada está o uso da Inteligência Artificial na dermatologia, recurso que vem transformando a área da saúde. Segundo o professor João Roberto Antonio, a IA já auxilia em diagnósticos, leitura de artigos e definição de tratamentos, mas o atendimento humano permanece essencial: “A tecnologia é apenas um complemento. O olhar médico, a escuta e a empatia continuam insubstituíveis no atendimento aos pacientes”.

Além das inovações trazidas pelos lasers, preenchedores , toxina botulínica e avanços na cirurgia dermatológica, os procedimentos clássicos como o peeling e a eletrocoagulação continuam fundamentais, reforçando a eficácia e a segurança de práticas que atravessam gerações. “Mesmo após tantos avanços, alguns procedimentos e medicamentos provaram sua relevância e continuam atuais até hoje, por atravessarem a barreira do tempo e mostrarem suas eficácias”, acrescenta o professor.

Serviço

Evento: 159ª Jornada Paulista de Dermatologia
Data: 19 e 20 de setembro (sexta e sábado)
Horário: Sexta-feira, das 13h às 19h50; sábado, das 8h às 13h
Local: Centro de Convenções da Famerp – São José do Rio Preto-SP

Fonte: Assessoria FAMERP

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...