Um marco histórico da Estância Turística de Ibirá está prestes a ganhar nova vida. O icônico Grande Hotel, construído em 1945, será reativado após 21 anos fechado, segundo anúncio feito pela Prefeitura.
Com três andares e cerca de 10 mil m² de área construída, o edifício foi um símbolo regional de luxo e sofisticação. Sua vasta estrutura já abrigou aproximadamente 100 quartos, dois salões principais, salão de festas anexo, piscinas adulto e infantil com bar, sauna, salão de convenções, academia e áreas de SPA. Além disso, foi ponto de encontro de grandes personalidades como Pelé, Rivelino, Vinícius de Moraes, Mazzaropi e o então governador Adhemar de Barros.
Em 2004, o hotel foi fechado de vez. Desde então, o prédio enfrentou vandalismo, depredações, partes do teto desabaram e a estrutura interna ficou bastante danificada. Apesar disso, sua arquitetura continua chamando atenção de curiosos e visitantes.
Ao longo dos anos, diversas gestões tentaram resgatar o espaço, mas nenhum projeto avançou. O imóvel, avaliado em cerca de R$ 9 milhões, passou por disputas de herança e esteve sob responsabilidade de um sobrinho do antigo proprietário, residente em São Paulo.
Agora, o cenário é outro. O prefeito Nivaldo Domingos Negrão, conhecido como “Biscoito”, revelou que tratativas jurídicas com o herdeiro foram concluídas e que um grupo de investidores privados vai aplicar cerca de R$ 20 milhões na reforma e recuperação do hotel. As primeiras ações já podem ser vistas, como a limpeza da área externa, remoção de pichações e nova pintura.
“A administração, quando quer fazer, faz. Valeu Biscoito, João Renato e toda a administração por correr atrás e resolver esse grande problema das Termas e da cidade de Ibirá”, declarou uma moradora em vídeo publicado nas redes sociais.
Essa reativação faz parte de um conjunto de ações para fortalecer o turismo local. Com águas termais e propriedades medicinais, Ibirá tem atraído visitantes de todo o país. A novidade mais recente inclui também a instalação de um sistema de aquecimento importado da Espanha para as piscinas do Parque das Termas de Ibirá, com previsão de funcionamento a partir de outubro
Fonte: Gazeta do Interior
![]() |