A Energisa Sul-Sudeste segue promovendo ações do programa "Guardião da Segurança", com o intuito de alertar a comunidade sobre o uso seguro da energia elétrica. No dia 18 deste mês, a concessionária realiza no município de Borborema, o Encontro "Guardião da Segurança". O foco principal são trabalhadores da área da construção civil e de telecomunicações, lojas de materiais elétricos e agentes públicos.
 
Desde o início do ano, essa iniciativa já foi realizada em outras nove cidades da área de concessão da Energisa, inclusive em Catanduva.
 
"Nosso compromisso é levar orientações de segurança para o maior número de pessoas possível, com o objetivo de evitar acidentes e fatalidades envolvendo a rede elétrica. E encontros como esses têm sido fundamentais na disseminação de informações para o público além da construção civil", afirma o gerente de Operações da Energisa Sul-Sudeste, Anderson Rabelo Rosa.
 
Em Borborema o encontro será no dia 18 (segunda-feira), às 19h, na Câmara Municipal – situada à Rua Stelio Loureiro Machado, 27. Vale lembrar que o evento é gratuito e são esperados pedreiros, pintores, serralheiros, instaladores de antenas, técnicos de empresas de internet e telefonia, trabalhadores de manutenção e poda, eletricistas prediais, além de representantes de lojas de materiais elétricos e para construção, poder público, empresas e comunidade em geral, de Borborema e região.
 
Os interessados podem confirmar presença no evento antecipadamente, se inscrevendo pelo link: https://forms.office.com/r/19JdWYRMYk.
 
 
Dicas de segurança
Além desse evento, a Energisa mantém um cronograma de ações para conscientizar a comunidade sobre os riscos de acidentes elétricos na construção civil.
Entre as práticas mais comuns e irregulares que podem ocasionar acidentes, está o manuseio de ferramentas perto da fiação. "Nem todo acidente é causado pelo toque do objeto na rede, diretamente. Há ocorrências em que a simples proximidade de um equipamento com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte", explica Anderson. 
 
Vale lembrar que além das consequências físicas, ocorrências envolvendo a rede elétrica podem ocasionar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas, inclusive para serviços essenciais. 
Por esses motivos, a Energisa pede que a comunidade siga as orientações de segurança, fiscalize e contate a empresa previamente quando for necessário executar algum serviço perto da rede elétrica, a fim de que sejam realizados os devidos procedimentos. 
 
Veja as orientações da Energisa para contratantes, trabalhadores da construção civil e profissionais de outras áreas: 
 
- Pedreiros, pintores, instaladores de placas e antenas, técnicos de eletrônica e telefonia: não montem andaimes, nem posicionem escadas, tampouco deixem calhas e vergalhões perto da rede elétrica;  
- Não arremesse cabos sobre a rede elétrica. Mesmo eles estando encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade; 
- Não improvisem extensores para ferramentas como rolo de pintura;  
- Motoristas de maquinários e caminhões: verifiquem o posicionamento da rede elétrica      antes de manobrar o veículo ou levantar a caçamba; 
- Profissionais que executam podas: redobre o cuidado ao subir nas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para cortar galhos. Caso a árvore esteja próxima à rede, entre em contato com a Energisa e solicite o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança; 
 - Na área rural, respeite as restrições e limitações regulamentadas pela faixa de servidão;  
  • Não permita que nas plantações o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica.  

Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III - COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER

Unimed Catanduva doa 200 mantas ao Fundo Social de Solidariedade e reforça apoio à Campanha do Agasalho

Leia mais...

Operação Rei do Pix: MP aponta uso de empresas de fachada e possível esquema para ocultar R$ 10 milhões desviados

Leia mais...

PROERD conclui primeiro semestre com formatura de 535 alunos em Catanduva

Leia mais...

5ª Mostra da Sustentabilidade reúne empresas, instituições e atrações educativas na Praça da Matriz

Leia mais...

Catanduva participa de treinamento da Operação São Paulo Sem Fogo 2026

Leia mais...

Polícia encontra bunker com cerca de duas toneladas de drogas e prende quatro pessoas em Catiguá

Leia mais...