A meteorologia prevê próximos dias sem chuvas na região. O ar seco e a maior incidência de ventos aumentam os riscos das queimadas que trazem vários prejuízos à população. Do ponto de vista do fornecimento de energia elétrica, esse cenário também é motivo de preocupação, já que a dispersão das chamas em terrenos, matas e áreas de pastagens podem provocar interrupção de energia para clientes nas áreas rurais, urbanas e, inclusive, serviços essenciais.
 
Dados da Energisa Sul-Sudeste, que atende 15 municípios na região de Catanduva, apontam que em 2024 foram registradas 35 ocorrências de queimadas, causando a interrupção temporária no fornecimento de energia para mais de 2 mil clientes. Neste ano, antes mesmo da temporada mais crítica do período seco, já foram seis ocorrências e mais de 1,1 mil clientes impactados.
 
"Estamos há dias sem chuvas e a baixa umidade do ar torna o cenário propício para a rápida dispersão do fogo. Uma ponta de cigarro ou até mesmo um fósforo aceso em um terreno baldio ou às margens de uma rodovia, pode ser o princípio de um incêndio de grandes proporções", enfatiza Mauricio Arantes, coordenador de Operações da Energisa Sul-Sudeste. 
 
Mauricio explica que mesmo que as chamas não atinjam diretamente a rede de energia, o calor intenso pode danificar cabos condutores, postes e outros componentes do sistema elétrico. "Quando isso acontece, imediatamente deslocamos equipes especializadas para apoiar o Corpo de Bombeiros, a fim de minimizar os impactos à distribuição de energia, enquanto é feita a contenção do incêndio. Então, é indispensável que a população entenda os riscos e evite quaisquer medidas que podem desencadear uma queimada", reforça.
 
De olho nas condições climáticas, a concessionária tem reforçado as orientações para evitar as queimadas nas áreas urbanas e rurais das localidades onde atende:
 
- Nunca jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em lixeiras, às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação; 
 
- Não queime o lixo doméstico; 
 
- Evite acender fogueiras, principalmente em locais perto da rede elétrica; 
 
- Quando acender uma fogueira, posteriormente apague as cinzas com água, para que o vento não leve as brasas para matas, terrenos baldios ou lixões; 
 
- Não faça queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola; 
  
- Vale lembrar que fazer queimadas próximo às linhas de transmissão é considerado crime federal. Conforme o Decreto 2.661, de julho de 1998, é proibido atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. 
 
Ao avistar um incêndio perto da rede elétrica, contate a Energisa: 
  • Aplicativo para celular Energisa On   
  • Gisa/Whatsapp - (18) 99120-3365
  • Call Center – 0800 70 10 326  

Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III - COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...