Brincadeiras tradicionais e cultura popular dão vida ao novo projeto do duo Mandingueiras da Pracinha: Quintal de Encantarias, uma série de encontros em locais públicos e escolas de São José do Rio Preto voltado à primeira infância e às famílias. A programação do Quintal de Encantarias tem início neste sábado (11/01), às 10h, na Praça das Rosas, no Jardim dos Seixas.

 

Idealizado pelas artistas e brincantes Paula Castro e Camila Signorini, Quintal de Encantarias valoriza as brincadeiras tradicionais e ancestrais da cultura popular brasileira com um olhar atento e particular para a primeira infância. Cada encontro do projeto traz elementos que despertam no público o afeto e encantamento através de uma imersão na cultura popular, com brincadeiras cantadas, cantorias, musicalidades e expressões corporais.

 

Segundo as artistas, as apresentações de Quintal de Encantarias foram criadas com foco em crianças de 0 a 6 anos e seus familiares. No entanto, qualquer pessoa pode participar dos encontros e se reconectar com sua criança interior por meio de uma vivência em torno das brincadeiras tradicionais e ancestrais.

 

Viabilizado pelo fomento da Lei Nelson Seixas 2024, da Secretaria Municipal  de Cultura de São José do Rio Preto, Quintal de Encantarias envolve seis encontros gratuitos em todas as regiões da cidade, envolvendo locais públicos e escolas municipais. A entrada é de graça.

 

Mandingueiras da Pracinha

Formado por Paula Castro e Camila Signorini, o duo Mandingueiras da Pracinha atua desde 2017 com narrações de histórias, brinquedos e brincadeiras populares, vivências, ocupações e intervenções artísticas para público diverso. 

 

Com base nas manifestações da Capoeira Angola, da cultura popular brasileira e da tradição oral, o duo busca compartilhar, criar e recriar repertórios e vivências. Paula e Camila são treinelas de Capoeira Angola, contadoras de histórias, brincantes, produtoras culturais e pesquisadoras da cultura popular brasileira.

 

As Mandingueiras da Pracinha já se apresentaram em importantes eventos culturais do noroeste paulista, entre eles a Virada Cultural, o Festival Literário de Votuporanga (Fliv) e o Festival Ações Literárias (FALzim).

 

Quintal de Encantarias – Programação completa

 

11/01 – 10h

Praça das Rosas (Jardim dos Seixas)

 

26/01 – 10h

Cidade da Criança (Distrito Industrial)

 

10/03 – 9h

Escola Municipal Graciliano Ramos (Parque Residencial da Lealdade)

 

11/03 – 9h e 14h

Escola Municipal Chafic Balura (Dom Lafayete Libânio)

 

12/03 – 9h e 14h

Escola Municipal Prof. Modesto Rodrigues Marques (Vila Toninho)

 

13/03 – 9h

Escola Municipal Celeste Maria Almeida Gouveia (Vila Anchieta)

 

Serviço

Quintal de Encantarias, com Mandingueiras da Pracinha

De 11/01 a 13/03

Em locais públicos e escolas de São José do Rio Preto

Grátis

Mais informações no Instagram @mandingueirasdapracinha

Fonte: Harlen Félix

Parque Casa de Málaga realiza Festa das Crianças com entrada gratuita e atrações para toda a família

Leia mais...

As transformações que ninguém vê mas mudam a vida do paciente

Leia mais...

Saiba como agir em caso de entupimento da válvula do desodorante aerosol

Leia mais...

Espetáculo “Olha o Rapa, Tito!” homenageia trabalhador de rua em montagem da Cia. Mimicalado no SESC Catanduva

Leia mais...

Feirão Casa Paulista: cerca de 600 novas cartas de crédito serão oferecidas para famílias da região de São José do Rio Preto comprarem o primeiro imóvel

Leia mais...

Tudo bem errar! "Erro faz parte do processo de aprendizagem", afirma educadora

Leia mais...