Com a proposta de investigar formas de viver com mais plenitude, consciência e presença, a artista de São José do Rio Preto Juliana Carolina dá início ao projeto "RESGATE: (re)descobrindo formas de (re)ssentir a vida", que compreende a estreia de um documentário homônimo, com roteiro e direção dela, e uma vivência com práticas de meditação, dança e criação artística. As atividades serão realizadas no Sesc Rio Preto, dias 15 e 19 de dezembro, para o público em geral, e na Nação Valquírias, dia 16 de dezembro, para participantes do projeto social, sempre com acesso gratuito. 

 

A programação tem início no dia 15, no Sesc Rio Preto, com a vivência "RESGATE: práticas integrativas e artísticas para autoconhecimento", focada em mulheres a partir dos 14 anos, e com inscrições no local, por ordem de chegada.

 

Em seguida, no dia 16, a programação ocupa a Nação Valquírias, onde a vivência acontece a partir das 8h30, e, às 14h, tem a exibição do documentário "RESGATE: (re)descobrindo formas de (re)ssentir a vida", que conta com acessibilidade em Libras. A exibição no Sesc Rio Preto será no dia 19, no teatro. Ambas as sessões são seguidas de bate-papo da equipe realizadora com o público.

 

Sobre o documentário

O documentário "RESGATE: (re)descobrindo formas de (re)ssentir a vida" é um mergulho performático e autobiográfico que acompanha a jornada de Juliana Carolina durante cinco meses de práticas integrativas e corporais, em busca de compreender e transformar traumas pessoais e geracionais. Inspirado pelo documentário "The Wisdom of Trauma", do Dr. Gabor Maté, o filme explora como eventos traumáticos moldam pensamentos e comportamentos, propondo ferramentas para ressignificar memórias e sentimentos. 

 

Dividido em capítulos, o documentário revisita memórias da infância por meio de registros e entrevistas, levantando crenças e traumas transmitidos entre gerações. As práticas integrativas, como meditação ativa e escrita intuitiva, são elementos-chave na experiência da artista para quebrar padrões e criação de novas perspectivas de vida. A obra também conta com participações de Valquíria Carvalho, Rebeca de Andrade, Messias Correia, Sueli Hernandez e Aline Correia de Carvalho.

 

O filme utiliza animações, criadas pela ilustradora Mah Almeida, para traduzir visualmente as relações entre a criança interior e o ser adulto, combinando elementos lúdicos e emocionais em uma narrativa envolvente. "O projeto vem como um convite para a reconexão e reencontro consigo na prática, propondo um mergulho interno para trazer à margem o que o precisa ser visto, compreendido e transformado, incentivando esse resgate de si para si - que parte do corpo e do acolhimento das emoções. Para que, ao invés de fugir da realidade, possamos olhar para ela por uma ótica investigativa e ressignificativa", explica Juliana.

 

 

Vivência

A vivência "RESGATE: práticas integrativas e artísticas para autoconhecimento" tem a intenção de ser um convite à prática do autoconhecimento. Dividida em duas etapas, é conduzida pela terapeuta integrativa Valquíria Carvalho e pela artista plástica Mah Almeida. 

 

Na primeira etapa, participantes experimentam práticas como meditação ativa, dança meditativa e escrita intuitiva, estimulando uma conexão interior profunda. Já na segunda etapa, o foco é a criação artística por meio de técnicas como desenho invisível, aquarela com tinta neon e carimbagem, que ajudam a ressignificar emoções acessadas durante a vivência. 

 

O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Sobre a artista

Juliana Carolina é atriz profissional, produtora cultural, roteirista e diretora. Formada em Comunicação Social pela Unip, no curso técnico de atuação pela SP Escola de Teatro e também no curso técnico "Formação em Roteiro Audiovisual de Ficção", pela escola Narratologia. A artista já produziu diversos projetos por meio de leis de incentivo à cultura, como o curta-metragem "Obsesso" (2019), a vídeo-performance "Caco-sarpo ou Corca-posa" (2020) e a peça performativa interativa "Bem-vinde a..." (2021).

 

 

SERVIÇO:

 

1ª Vivência "RESGATE: práticas integrativas e artísticas para autoconhecimento"

Data: 15/12 (domingo), das 14h às 18h 

Local: Sesc Rio Preto - Sala de Expressão Corporal 2 

Público: Mulheres a partir de 14 anos (capacidade: 13 vagas, inscrições por ordem de chegada). 

Orientação prévia: levar uma foto da infância.

Grátis. Endereço: Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333, Chácara Municipal – São José do Rio Preto.

 

2ª Vivência "RESGATE: práticas integrativas e artísticas para autoconhecimento" 

Data: 16/12 (segunda-feira), das 8h30 às 12h30 

Local: Nação Valquírias

Público: Exclusiva para participantes do projeto social Nação Valquírias. 

Grátis.

 

1ª Exibição do documentário "RESGATE: (re)descobrindo formas de (re)ssentir a vida" + Bate-papo com a equipe realizadora

Dir: Juliana Carolina. 62 minutos. 16 anos.

Data: 16/12 (segunda-feira), das 14h às 15h30

Local: Nação Valquírias

Público: Exclusiva para as participantes do projeto social Nação Valquírias. 

Grátis.

 

2ª Exibição do documentário "RESGATE: (re)descobrindo formas de (re)ssentir a vida" + Bate-papo com a equipe realizadora

Dir: Juliana Carolina. 62 minutos. 16 anos.

Data: 19/12 (quinta-feira), das 20h às 21h30 

Local: Sesc Rio Preto - Teatro 

Grátis - retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.

Endereço: Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333, Chácara Municipal – São José do Rio Preto.

 

Mais informações sobre o projeto: www.instagram.com/resgatedoc

 

Sinopse do documentário:

"RESGATE: (re)descobrindo formas de (re)ssentir a vida" é um documentário performático sobre autoconhecimento. Compartilhando um processo de práticas integrativas e corporais, o filme levanta questões existenciais e geracionais em busca de reconexão consigo e com os antepassados. 

 

Sinopse da vivência:

"RESGATE: práticas integrativas e artísticas para autoconhecimento" é uma vivência que propõe apresentar ao público algumas das práticas experienciadas no filme. Ministrada por Valquíria Carvalho (terapeuta integrativa) e Mah Almeida (artista plástica), a vivência é dividida em duas etapas: a primeira contendo práticas de interiorização através de meditação ativa, dança meditativa e escrita intuitiva; e a segunda com a prática de técnicas de desenho mistas no papel como desenho invisível, aquarela com uso de tinta neon e carimbagem. Os desenhos confeccionados pelas participantes serão expostos no dia da exibição do filme.

 

Ficha técnica do projeto:

Participações: Juliana Carolina, Valquíria Carvalho, Rebeca de Andrade, Messias Correia, Sueli Hernandez, Aline Correia de Carvalho

Direção e Roteiro: Juliana Carolina

Desenho e Animação: Mah Almeida

Edição e Desenho de Som: Fernando Macaco

Efeitos Visuais: Fernando Macaco

Operação de Câmera: Juliana Carolina e Jaqueline Bisca

Coordenação de Produção e Produção Executiva: Juliana Carolina

Assistente de Produção: Jaqueline Bisca

Design: Fernando Macaco

Assessoria de Imprensa: Graziela Delalibera

Fotos making of da vivência e exibição: Ana Paula Cavalcante

Vídeo making of da vivência: Casa Rosa Filmes (Fernanda Barban)

Tradução em Libras: Adaptinn

Projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Fonte: Graziela Delalibera

Institutos meteorológicos preveem fim de semana chuvoso na região e Energisa antecipa medidas para atuação emergencial

Leia mais...

Catanduva é superada por Sorocaba fora de casa por 70 a 54 no Paulista Feminino de Basquete

Leia mais...

Parque Casa de Málaga realiza Festa das Crianças com entrada gratuita e atrações para toda a família

Leia mais...

As transformações que ninguém vê mas mudam a vida do paciente

Leia mais...

Espetáculo “Olha o Rapa, Tito!” homenageia trabalhador de rua em montagem da Cia. Mimicalado no SESC Catanduva

Leia mais...

Tudo bem errar! "Erro faz parte do processo de aprendizagem", afirma educadora

Leia mais...