Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para a 2ª edição do Pajubá Festival, que neste ano leva o subtítulo "Cinemão Pajubá", pelo seu foco na promoção da visibilidade e da representatividade da comunidade LGBTQIAPN+ no cenário audiovisual brasileiro, a ser realizado de 31 de agosto a 21 de setembro, na cidade de São José do Rio Preto (SP). Iniciativa do Agrupamento Ir e Vir, o projeto é viabilizado pelo Edital 12/2023, da Secretaria Municipal de Cultura/Lei Paulo Gustavo, de Apoio a Salas de Cinema e Cinemas Itinerantes.

Podem participar do chamamento para compor a programação do evento responsáveis por produções de todo o país, nos formatos de curta (duração igual ou inferior a 20 minutos), média (acima de 20 e igual ou inferior a 70 minutos) e longa-metragem (superior a 70 minutos), sendo possível a cada proponente o envio de até dois projetos. Proponentes devem ser pessoas jurídicas sediadas e com atuação em território nacional. Ao menos 50% das obras selecionadas serão do Estado de São Paulo.

 

Seleção

Serão contempladas até 10 obras audiovisuais com temáticas relacionadas à comunidade LGBTQIAPN+ e que destaquem suas raízes históricas e culturais, bem como priorizem a inclusão de pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida, a cultura da população negra e de povos originários. Uma comissão formada por artistas rio-pretenses será responsável pela curadoria, de 16 a 20 de agosto.

As inscrições são gratuitas, via preenchimento de formulário online disponível no perfil @agrupamentoirevir no Instagram, no qual consta o regulamento completo e as demais condições para participação.

 

Remuneração

Cada trabalho selecionado na categoria curta-metragem receberá remuneração no valor de R$ 1.500. Na categoria longa e média-metragem, cada contemplado receberá R$ 2.500.

A divulgação do resultado acontece no dia 21 de agosto nas redes do Agrupamento Ir e Vir. Também haverá comunicação dos responsáveis pelos trabalhos inscritos no e-mail fornecido no ato da inscrição.

 

Itinerância

O festival se dará de forma itinerante, com cinco exibições em diferentes espaços, localizados em cinco regiões de São José do Rio Preto, sempre seguidas de bate-papo com o público presente, sob mediação da produtora cultural e assistente social Lila Santiago. Todos os filmes terão acessibilidade em libras.

 

 

Histórico

O Projeto Pajubá nasceu em 2021, no contexto da pandemia do novo coronavírus. Intitulada Pajubá Festival, a 1ª edição aconteceu no ambiente virtual, compreendendo criações em teatro, dança, artivismos, performance, bem como o resgate do patrimônio imaterial por meio da realização da websérie "Tião do Distrito", nome em referência ao ponto de encontro de pessoas LGBTQIAPN+ na cidade de São José do Rio Preto. Apoiado pela Lei Municipal Aldir Blanc, o projeto beneficiou diretamente 26 profissionais na produção e 197 artistas e teve um público de 2.710 pessoas.

"Nesta edição, continuaremos nossa missão em promover a diversidade e inclusão, desafiando estereótipos e preconceitos, permitindo que a comunidade se identifique nas obras produzidas, através da priorização de exibições que contemplem temáticas que promovam a inclusão de pessoas idosas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, cultura negra e indígena, ampliando a representatividade desses grupos no cenário audiovisual", afirma o diretor, dramaturgo e ator do Agrupamento Ir e Vir Tiago Mariusso, coordenador do Pajubá Festival. "A arte LGBTQIAP+ foi e é pulsante. Seus fazedores se encontram em todo o segmento artístico e intelectual, seja no teatro, na dança, na música, nas artes plásticas e, claro, em obras audiovisuais, bem como nas casas noturnas, com seus performers e a variada reverberação da arte drag queen", complementa.

 

Conceito

Além de visar à inclusão, a diversidade e a valorização da cultura LGBTQIAPN+ e de outras minorias por meio da produção audiovisual, o Festival Pajubá reforça e homenageia as raízes brasileiras, especialmente as africanas, que influenciaram a criação do Pajubá (ou bajubá), como é denominado o vocabulário dessa comunidade.

"O pajubá é muito mais que um punhado de gírias divertidas, como lacre, bafo ou uó. Cada vez mais ele é incorporado ao vocabulário de muitos brasileiros, especialmente ao dos jovens, mas possui raízes históricas e, o mais importante, de resistência", reflete Mariusso, destacando sua origem na fusão de termos da língua portuguesa com termos extraídos dos grupos étnico-linguísticos nagô e ioruba que chegaram ao Brasil com os povos escravizados originários da África Ocidental e reproduzidos nas práticas de religiões afro-brasileiras.

"Os terreiros de candomblé sempre foram espaços de acolhimento para as minorias, incluindo a comunidade LGBTQIAP+, que passou a adaptar os termos africanos em outros contextos", observa o coordenador do projeto.

Para ele, intitular o projeto com o nome Pajubá é reconhecer a origem dessa homogeneidade da cultura brasileira e ao mesmo tempo despertar a curiosidade na busca por nossas raízes.

 

Sobre o Agrupamento Ir e Vir

Completando 13 anos de resistência em 2024, o Agrupamento Ir e Vir tem construído ao longo de sua trajetória uma identidade própria. Sua pesquisa está comprometida com a busca de uma linguagem cênica que consiga discutir a problemática social do coletivo contemporâneo em suas diversas singularidades, em prol de uma linguagem híbrida e contemporânea.

 

Maiores informações ou dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até às 14h do dia 12 de agosto.

 

SERVIÇO:

Pajubá Festival – Cinemão Pajubá

Inscrições: até 15 de agosto de 2024

Público-alvo: Pessoas jurídicas sediadas e com atuação em todo o território nacional, sendo que ao menos 50% das propostas selecionadas serão do Estado de São Paulo

Formulário de inscrição e regulamento: https://l1nq.com/inscricaocinemaopajuba

Realização: Agrupamento Ir e Vir, através do Edital 12/2023, da Secretaria Municipal de Cultura/Lei Paulo Gustavo, de Apoio a Salas de Cinema e Cinemas Itinerantes

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e @agrupamentoirevir no Instagram

Fonte: Graziela Delalibera

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos

Leia mais...

Definidos os Grupos da Fase Final do CBI Sub-19 no Rio: Catanduva Conhece seus Adversários

Leia mais...

Governo Federal lança ação para vacinar 3,6 milhões de estudantes de escolas públicas de São Paulo

Leia mais...

Unimed Rio Preto participa do World Creativity Day 2025 nesta segunda-feira, dia 21 de abril

Leia mais...

A importância do suporte e pós-venda na área de motores elétricos

Leia mais...

Plaza Shopping terá programação cultural especial neste fim de semana para celebrar a Páscoa

Leia mais...