A Câmara de Vereadores de Catanduva realiza a 23ª sessão ordinária do ano na terça-feira (03/08) às 15 horas com sete matérias a serem discutidas, sendo quatro projetos de lei e três vetos.

 

PRIMEIRA DISCUSSÃO

1 - PL 85/2021 - Projeto de Lei - Alexandre de Jesus Martin Bellê (Cidadania)

Dispõe sobre o reconhecimento das pessoas com Insuficiência Renal Crônica como pessoas com deficiência para todos os fins de direito em Catanduva.

No projeto de lei, considera-se como insuficiência renal crônica a lesão renal progressiva e irreversível da função dos rins em sua fase mais avançada, chamada fase terminal ou de insuficiência renal crônica, na qual os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do paciente.

 

2 - PL 94/2021 - Projeto de Lei - Marquinhos Ferreira (PT)

Dispõe sobre a proibição da cobrança da taxa de religação de água no município de Catanduva.

O PL especifica à empresa concessionária de fornecimento de água e esgoto a proibição de cobrar a taxa para religar a água do munícipe, quando o corte for efetuado por falta de pagamento. Ainda na propositura, Marquinhos especifica que, após a quitação do débito, a empresa não pode cobrar do consumidor a taxa de religamento.

 

3 - PL 95/2021 - Projeto de Lei – César Patrick (Republicanos)

Dispõe sobre a implementação da Central de Informação da Covid-19, nos casos de edição de decretos e outras normas emergenciais relacionadas à pandemia da covid-19, visando esclarecer a população de Catanduva sobre dúvidas de interpretação das referidas normas.

No PL, fica autorizado o Poder Público Municipal a implantar a Central de Informação da Covid-19 com o objetivo de prestar informações e auxiliar a população em geral, nos casos de edição de decretos municipais emergenciais relacionados à pandemia da Covid-19, esclarecendo possíveis dúvidas de interpretação em relação as normas editadas.

SEGUNDA DISCUSSÃO

4 - PL 92/2021 - Projeto de Lei – Carlos Alexandre Gordo do Restaurante (PSDB)

Institui o Sistema de Vigilância e Proteção aos usuários de estabelecimentos bancários e financeiros no município de Catanduva.

Na propositura, Gordo destaca que as agências bancárias e demais instituições financeiras, deverão manter no recinto dos caixas eletrônicos, um vigia, que realizará a vigilância do local até as 22h00, para evitar furtos e golpes fraudulentos aos usuários.

Fica proposto que durante o período pandêmico causado pela COVID-19, as agências bancárias e demais instituições financeiras deverão disponibilizar um funcionário, para que este, realize a limpeza e a sanitização dos caixas eletrônicos após cada usuário fazer a sua utilização, com álcool 70%, além de seguir os demais protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, para evitar a disseminação do Coronavírus.

 

DISCUSSÃO ÚNICA

5 - VET 22/2021 – Veto – Autor Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB)

Veto integral ao projeto de lei nº 70/2021, autógrafo nº 7.400, de autoria do vereador Marquinhos Ferreira, que "dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de listagens de pacientes que aguardam por consultas com especialidades, exames e cirurgias na rede pública do município".          

 

6 - VET 23/2021 - – Veto – Autor Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB)

Veto integral ao projeto de lei nº 71/2021, autógrafo nº 7.401, de autoria da nobre vereadora Taise Braz, que "institui no município de Catanduva o Programa Remédio no município".  

 

7 - VET 24/2021 -Veto – Autor Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB)

Veto integral ao projeto de lei nº 48/2021, autógrafo nº 7.399 de autoria do nobre vereador Gleison Begalli, que "dispõe sobre a isenção de Imposto Sobre Serviços De Qualquer Natureza e Taxa de Instalação, Fiscalização e Funcionamento, no âmbito do município de Catanduva".

 Foto: Tamires Estruzani

Texto: Comunicação Social

Novorizontino vence o líder Athletico-PR no Jorjão e entra no G-4 do Brasileirão B

Leia mais...

IMES abre inscrições para Curso Preparatório gratuito do ENEM 2025

Leia mais...

Vereadores, promotor e mães atípicas estiveram reunidos para debater o Projeto de Lei nº 13/2025

Leia mais...

Em Catanduva, Energisa abre oportunidade para estágio na área administrativa

Leia mais...

UNIFIPA participa de evento em Tabapuã com palestra sobre autismo

Leia mais...

Colégio Catanduva promove segundo encontro do programa 'Educar para Crescer'

Leia mais...