Atualmente a legislação brasileira concede desconto no pagamento do IPI para pessoas com deficiência física, visual, mental e a autistas. Desta forma, um novo projeto de lei (4686/20) quer ampliar esse benefício aos surdos.

A proposta é defendida na Câmara dos Deputados pelo deputado Fausto Pinato, do PP de São Paulo.

"As propostas e leis que versem sobre a inclusão das pessoas portadoras de deficiência devem abranger todos os tipos de deficiências", sustenta o autor, deputado Fausto Pinato (PP-SP).

De acordo com o projeto, atualmente a legislação brasileira é deficiente ao adotar parcialmente a inclusão dos deficientes na busca por autonomia, ignorando aqueles que são diagnosticados com surdez.

Atualmente, no país, diversos estados estão alterando a legislação sobre benefícios concedidos aos portadores de deficiência, classificados como PCD.

Esta atualização ocorre em meio a denúncias de uso indevido do benefício. O estado de São Paulo, por exemplo, acusou o crescimento de mais de 100% em solicitações de isenção de IPVA entre os anos de 2015 e 2019, o que provocou um ajuste na lei local.

Paralelo a tudo isso, de acordo com levantamento feito pela Karvi Brasil em parceria com a Fenabrave, a venda de carros novos e usados no Brasil segue em crescimento. O saldo positivo em outubro foi de 3,5% para 0KM e de 6% para usados.

O projeto defendido por Pinato anda em conjunto com uma determinação do Supremo Tribunal Federal. O STF deu prazo de 18 meses para que o Congresso Nacional adote as medidas necessárias para ajustar a legislação em vigor.

Fonte: Mayk Souza

 

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...