A Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, convocou, nesta terça-feira (23), uma audiência pública para debater o Projeto de Lei 1599/2023, que regulamenta a autorização, comercialização e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e arenas esportivas. Por meio da votação nominal, cinco dos sete parlamentares votaram favoráveis ao requerimento de autoria do deputado Danilo Campetti (Republicanos) para que a audiência ocorra na próxima reunião da Comissão - prevista para 29 de setembro, às 17h.

"Há muitos requerimentos por parte de clubes de futebol e de entidades esportivas que solicitam a liberação das bebidas alcoólicas, enquanto outra parte da população é contra", ponderou Danilo Campetti, presidente da Comissão e autor do requerimento. O deputado ressaltou a importância dessa audiência pública para abrir a possibilidade de discussão. "Nossa ideia é, logo após a audiência, colocar em pauta o nosso projeto", afirmou.

Outros requerimentos aprovados convidam o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Rialdo Tavares, e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, José Antônio Ferreira. A ideia é discutir o fortalecimento do esporte e da educação física no estado voltadas à inclusão, acessibilidade e valorização dos atletas.

Racismo e bolsas de fomento

Na reunião, todos os 39 itens da pauta foram aprovados. Entre eles, destaca-se o PL 927/2023, que busca combater o racismo no esporte. Chamada de Política Estadual "Vini Jr.", a medida, de autoria da deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol) e coautoria dos deputados Márcio Nakashima (PDT) e Felipe Franco (União), prevê a paralisação imediata da partida na ocorrência ou denúncia de conduta racista.

Além disso, estabelece a veiculação de campanhas educativas contra o racismo durante os intervalos ou antes de eventos e de conscientização das medidas de acolhimento e auxílio disponibilizados às vítimas.

Outros projetos receberam o aval como o PL 240/2025, que institui a Política Estadual para Desenvolvimento de Esportes Adaptados, e o PL 1351/2023, que revoga o artigo 3º da Lei do "Programa Bolsa Talento Esportivo", o qual proíbe que beneficiários do programa recebam recursos financeiros para mesma finalidade de outras instituições.

Fonte: Fernanda Franco - Fotos: Gabriel Eid

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...