Seis políticos são alvos de uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) que apura uma denúncia de compra de votos nas eleições municipais de Ibirá (SP).

Conforme apurado pela TV TEM, a ação pede a cassação do mandato do prefeito eleito, Nivaldo Domingos Negrão, conhecido como Biscoito (Republicanos), e do vice João Renato Tavares (Republicanos) .

Biscoito (Republicanos) venceu a eleição na cidade com 50,08% dos votos válidos. Já o candidato Zé Ernesto (PL) teve 49,92%.

Além do prefeito eleito e do vice, a ação do MPE também pede a cassação do mandato do vereador eleito Rodrigo Pagliusi (Republicanos). Outros dois candidatos a vereador, que perderam as eleições, e o presidente do Republicanos em Ibirá também são investigados.

Ainda conforme apurado pela TV TEM, o grupo usava cabos eleitorais para comprar votos de moradores. Segundo a denúncia enviada ao MPE, os políticos ofereciam R$ 200 para pessoas que mostrassem o comprovante de votação e uma foto do título de eleitor.

Além disso, ainda de acordo com a denúncia, os políticos também ofereciam um pagamento de R$ 300 caso os candidatos vencessem as eleições.

Segundo a ação do MP, a prática se estendia a pessoas que trabalharam como fiscais e delegados dos partidos Republicanos, MDB e Avante, no dia das eleições.

Os investigados podem responder por captação ilícita de sufrágio, gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais, além de uma investigação judicial eleitoral por abuso do poder econômico.

O que dizem os envolvidos

A TV TEM entrou em contato com a defesa do prefeito eleito Biscoito (Republicanos), e do vice João Renato Tavares (Republicanos) , que informaram, por meio de nota, que "não existem provas de que eles tenham comprado votos" e que "tudo não passa de uma montagem da oposição para incriminar o nome do prefeito".

A defesa do vereador eleito Rodrigo Pagliusi (Republicanos) e dos dois não eleitos não retornaram até a última atualização desta reportagem. Já a defesa do presidente do Republicanos em Ibirá informou que não vai comentar o caso.

Fonte: G1 RioPreto

Vereadores de Catanduva aprovam nove projetos em sessões realizadas nesta terça, dia 13 de maio

Leia mais...

Catanduva realiza 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Leia mais...

Banda Municipal de Catanduva conquista seis prêmios em evento internacional

Leia mais...

Palestra na Unifipa destaca o uso da IA no estudo da Enfermagem

Leia mais...

Quimioterapia do HCC promove 'OncoDay' com foco na imunonutrição dos pacientes

Leia mais...

AME promove olimpíada com foco na higienização das mãos

Leia mais...