O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) repudia veementemente a fala do vereador e presidente da Câmara Municipal de Catanduva, Marcos Aparecido Ferreira que, durante sessão legislativa ocorrida no último dia 03 de setembro, demonstrou total falta de conhecimento acerca das atribuições e das significativas contribuições que a enfermagem consolida diariamente na assistência e na gestão da Saúde de municípios e estados brasileiros.
Detentor de mandato público é lamentável que o referido vereador desconheça ou ignore a legitimidade e a importância da enfermagem na política de promoção e prevenção da saúde da mulher, tendo a sua atuação preconizada pelo Ministério da Saúde e respaldada em normativos locais, como o Protocolo de Enfermagem na Atenção Integral à Saúde da Mulher, estabelecido pela Secretaria de Saúde de Catanduva.
Ao afirmar que “o secretário de Saúde deveria ser um médico, uma pessoa que conhece a saúde”, o vereador desrespeita o conhecimento científico, o rigor assistencial e a liderança ética desenvolvida pelos profissionais que integram a equipe de enfermagem, a maior classe da saúde brasileira e a única que permanece ao lado dos pacientes 24 horas por dia.
O Coren-SP se solidariza com os profissionais de enfermagem de Catanduva, que desenvolvem uma política de Atenção Primária premiada e reconhecida nacionalmente, e reitera sua luta por mais valorização e representatividade. O desconhecimento e o preconceito jamais irão nos furtar o orgulho e a missão de sermos ENFERMAGEM.
Fonte: Coren SP