No dia 28 de agosto de 2019 o desejo de construir oportunidades com ações inovadoras e de impacto na sociedade começava a ser realizado. O Instituto Credicitrus representa a evolução na política de responsabilidade social e ambiental da Credicitrus, todas elas ligadas ao nosso DNA, o cooperativismo.

Em apenas um ano foram realizadas diversas ações nos 60 municípios em que a Credicitrus está presente, juntamente com seus colaboradores, cooperados e parceiros em projetos que englobam todos os eixos que regem e sustentam o nosso trabalho que são o social, o educacional, o cultural e o ambiental.

Já nos primeiros meses de atuação, tivemos uma participação ativa e contínua na sociedade enfrentando um desafio até então inimaginável: uma pandemia. Buscando a segurança e o bem-estar de diversos setores da comunidade o Instituto Credicitrus realizou diversas ações de proteção e apoio a todos que foram atingidos pelo Coranavírus. Dentre as ações estão grandes parcerias no combate ao Covid-19, como a Casa Santa Maria, localizada em São Manuel/SP, que confeccionou 22 mil máscaras de proteção para cooperados da Credicitrus e seus familiares; a Unesp de Botucatu que recebeu a doação de um extrator de DNA/RNA utilizado em pesquisas contra o vírus, e com o Laboratório de Imunologia do InCor, apoiando o desenvolvimento da vacina brasileira contra a Covid-19, liderada pelo Dr. Jorge Kalil.

Também propôs soluções rápidas para quem mais precisava de apoio, promoveu ações como a Campanha do Amor em prol do Hospital de Amor de Barretos, SP, e aderiu a campanha Coração Solidário que visa arrecadar fundos para 13 instituições de Bebedouro, SP. Para atender famílias carentes foram doadas cestas básicas com alimentos e materiais de higiene para cerca de 500 famílias de cidades em que está presente, e para apoiar o terceiro setor, distribuiu para mais de 50 instituições sociais kits de higienização e alimentos. Sabendo que os negócios não param mesmo em um momento de incertezas, o Instituto Credicitrus também lançou, em parceria com o Sebrae, o Programa Enfrente, um pacote de ferramentas e consultorias gratuitas para microempreendedores cooperados.

Acreditando em uma educação inovadora e criativa já proporcionou oportunidades à mais de 1.100 cooperados. Além do Programa Enfrente, ofereceu um MBA Executivo em Administração da Fundação Getúlio Vargas; proporcionou capacitação profissional aos colaboradores da Credicitrus com a escola de negócios StartSe e levou mais informação através de debates junto com outras cooperativas com 3 edições da Webinar Diálogos de Intercooperação e agora acabou de remodelar o Programa 1.000 Cooperados Empreendedores com o Sebrae.

Ainda com o objetivo de apoiar, desenvolver, impactar e transformar, nesse primeiro ano de atividades foram realizadas ações pelo desenvolvimento da sociedade como o apoio a live do cantor Léo que arrecadou mais de 8 toneladas de alimento; a parceria com a SAMSUNG, que ofereceu aos cooperados possibilidades de se integrarem às tecnologias diante da pandemia.

Todas essas ações são a prova de que através do cooperativismo e boas parcerias, geramos impactos imensuráveis. A transformação está só começando e vem muito mais por aí, tudo pelos nossos colaboradores, cooperados, parceiros e por você.

O Instituto Credicitrus
Foi fundado em 28 de agosto de 2019, com o propósito desenvolver e apoiar ações educacionais, sociais e culturais na comunidade, incentivar o consumo sustentável, a geração de energia limpa e renovável e a sustentabilidade ambiental por meio de estratégias inovadoras ligadas ao cooperativismo.

Fonte:  Instituto Credicitrus