A Protendit, pioneira no Brasil em soluções pré-fabricadas de concreto, participa de um dos maiores empreendimentos industriais da história recente do País, o Projeto Sucuriú, da Arauco, que marca a entrada da empresa no mercado brasileiro de celulose. A nova unidade está sendo construída em Inocência, no Mato Grosso do Sul, e terá capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano, tornando-se a maior fábrica de celulose construída em única etapa no mundo.

 Com investimentos de US$ 4,6 bilhões, a fábrica deve começar a operar até o final de 2027. Serão utilizados aproximadamente 10 mil m³ de concreto no processo para construção de prédios entre as linhas de secagem, caustificação e fibras, quantidade capaz de preencher cerca de 980 caminhões betoneira (de 10 m³ cada).

 O CEO da Protendit, Ricardo Panhan, afirma que a obra é um marco histórico na engenharia nacional. "Estamos orgulhosos em participar de um projeto tão relevante, com soluções inovadoras, eficiência industrial e grandioso impacto na economia da região. O pré-fabricado tem papel fundamental em obras de grande escala como esta, oferecendo precisão e sustentabilidade", destaca Panhan.

 Inovação e logística
 No Projeto Sucuriú, serão utilizadas soluções como concreto autoadensável (CAA), que torna a execução mais eficiente e segura, como um tipo especial de concreto que se espalha e se ajusta ao molde sem a necessidade de vibração, garantindo maior precisão e qualidade. Além disso, a equipe de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Protendit está criando peças sob medida para atender às particularidades do projeto, o que vai facilitar a montagem e reduzir o tempo da obra.

 A entrega de uma quantidade tão grande de estruturas envolve a elaboração de plano logístico detalhado e robusto, com o transporte das peças especiais sendo feito em carretas adaptadas saindo das três unidades da Protendit, em Potirendaba, São José do Rio Preto e São Paulo (SP), até o canteiro de obras na cidade de Inocência (MS). Toda operação será coordenada com rotogramas e tecnologias que garantem eficiência, segurança e sustentabilidade.

 Mais de 14 mil empregos
 Durante o pico da construção, a cidade de Inocência, localizada no estado do Mato Grosso do Sul, com cerca de 8 mil habitantes, deve receber mais de 14 mil trabalhadores. A Protendit mobilizará diretamente cerca de 400 colaboradores, impactando positivamente mais de 2 mil pessoas, considerando toda a cadeia envolvida.

 Sobre a Protendit
Há quase sete décadas, a Protendit é pioneira no Brasil no segmento de pré-fabricados de concreto. São mais de 15.000 obras concluídas em todo o território nacional. Com três unidades localizadas estrategicamente em São Paulo, São José do Rio Preto e Potirendaba e capacidade de produção de 150.000 m³ de concreto por ano, a empresa oferece soluções customizadas e de alta qualidade para grandes empresas nos setores da construção civil, logística e indústria.
Reconhecida por sua inovação, a Protendit integra tecnologias avançadas que reduzem desperdícios e melhoram a eficiência no canteiro de obras. Seu compromisso com a qualidade é comprovado pela certificação ISO 9001 e o Prêmio ABCIC de Qualidade e Sustentabilidade.
Com um portfólio que inclui estruturas versáteis e duráveis, a Protendit se destaca por sua capacidade de entregar soluções que reduzem prazos de obra, impulsionando o sucesso de seus clientes em diversos segmentos.

Fonte:  Comunic Comunicação Estratégica

Professor morre após ser atingido no pescoço por linha com cerol em Santa Adélia

Leia mais...

Desafio do Bem no Country Bulls arrecada mais de R$ 136 mil para o Hospital de Base

Leia mais...

Excursões organizam encontros anuais entre amigos e famílias, conectam gerações e têm o João Rock como destino

Leia mais...

FPA lança concurso de redação para alunos da rede municipal de Catanduva

Leia mais...

Em Olímpia, Ipem-SP verifica radares na rodovia SP-425

Leia mais...

Olímpia inaugura o primeiro Polo do Museu Catavento e amplia o acesso à ciência no interior paulista

Leia mais...