Com grande expectativa e sucesso comercial, teve início nesta terça-feira (22) a Tecnotêxtil Brasil 2025, uma das mais importantes feiras do setor têxtil do país. O evento acontece até o dia 25 de abril, na Feira Industrial de Americana (FIDAM), e deve reunir milhares de visitantes entre empresários, profissionais da indústria, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor.


O primeiro dia contou com a presença do presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo Madeira, além de autoridades locais como o prefeito interino de Americana, Odir Demarchi, que reforçou a importância estratégica da região para o fortalecimento da cadeia produtiva têxtil nacional, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.


"A Tecnotêxtil resgata o protagonismo de Americana no setor têxtil. Sempre fomos um polo importante e agora voltamos a ser referência nacional e internacional. Os hotéis estão lotados, o comércio está aquecido, isso mostra a força da feira. O que depender da prefeitura, estaremos sempre apoiando e incentivando novos investimentos na cidade", afirma Odir.

A região do polo têxtil de Americana, que inclui os municípios de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré, é reconhecida como a maior do Brasil e se destaca como uns dos principais produtores de fibras artificiais e sintéticas da América Latina. Com esse protagonismo, a Tecnotêxtil Brasil se consolida como vitrine de inovação, reunindo mais de 300 expositores que apresentam soluções em maquinários, tecidos, equipamentos e tecnologias de ponta.

"A Tecnotêxtil Brasil representa mais do que uma feira comercial: é um espaço de encontro entre inovação e negócios. Nossa missão é impulsionar o desenvolvimento da indústria têxtil nacional, aproximando todos os elos da cadeia produtiva", destaca Hélvio Jr., diretor de comunicação do Febratex Group.


Além da área dos expositores, o primeiro dia de evento trouxe uma intensa programação de conteúdo na Arena do Conhecimento, com debates sobre sustentabilidade, tecnologia, mercado de trabalho e capacitação. A abertura da programação contou com Isabella Luglio, do Fashion Revolution, discutindo o tema "transparência na moda como caminho para a responsabilização climática". Em seguida, Michael Costa, da Total Fios, falou sobre as oportunidades para pequenos empreendedores no setor têxtil.
 

Camilla Borelli e Sarah Caldas, da ABTT, apresentaram reflexões sobre inovação, sustentabilidade e a conexão entre academia e indústria, enquanto Patrícia Roberta Storolli, do Senai Americana, trouxe insights sobre capacitação profissional no setor. O encerramento ficou por conta de Maria Adelina, da ABNT e ABTT, com uma análise sobre a evolução da qualidade dos tecidos com a nova norma ABNT NBR.


Com um público qualificado e debates alinhados às demandas atuais da indústria, a Tecnotêxtil Brasil 2025 reafirma seu papel como hub de conhecimento, negócios e transformação para o futuro do setor têxtil brasileiro.

Fonte: PACOM

Novorizontino bate o Cuiabá, vence a 5ª seguida e cola na liderança do Brasileirão B

Leia mais...

Categorias de base do Catanduva FC se destacam na 9ª rodada do Paulista

Leia mais...

Ladrão perde parte da perna ao ser atropelado por trem durante fuga em Pindorama

Leia mais...

Campanha do Agasalho recebe apoio da Unimed Catanduva com doação de 100 mantas

Leia mais...

Vacinação continua baixa e casos de síndrome gripal grave aumentam na região

Leia mais...

AWÊ Festival 2025 anuncia primeiras atrações e data oficial

Leia mais...