Entre as principais entregas, destacam-se a modernização e duplicação de trechos, além da construção de passarelas de pedestres, viadutos, passagens inferiores de veículos e pedestres e vedação da faixa de domínio possibilitando a segregação total entre o tráfego rodoviário e a ferrovia. Essas intervenções são fundamentais para a mobilidade urbana dos municípios trazendo mais segurança para as pessoas e veículos que diariamente cruzam a linha férrea.
Com investimentos de R$ 3 bilhões já realizados, a Malha Paulista ampliou sua capacidade de transporte para 53 milhões de toneladas anuais, com previsão de atingir 75 milhões de toneladas/ano após a conclusão das obras. Além disso, a Rumo planeja investir mais de R$ 6 bilhões nos próximos anos, após a repactuação do caderno de obras. O projeto de expansão está alinhado à tese de investimentos da companhia, que visa oferecer soluções logísticas eficientes, seguras e de baixo carbono para o escoamento das principais regiões produtoras do país.
De acordo com Giana Custódio, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, as obras são estratégicas e contribuem para o desenvolvimento contínuo da companhia e dos territórios por onde passa. "Além dos benefícios relacionados à mobilidade urbana e à segurança das pessoas, também reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento local, priorizando a contratação de fornecedores das cidades ou microrregiões onde as obras ocorrerão. Atualmente temos por volta 450 pessoas trabalhando nas obras em andamento no trecho que corta o estado de SP, destaca.
Além de impulsionar a eficiência operacional da malha ferroviária, as obras de expansão também trazem ganhos em eficiência energética das locomotivas, um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da companhia. "Nossas iniciativas visam não apenas o transporte seguro, mas também uma operação cada vez mais comprometida com a diminuição das emissões de carbono e a preservação da biodiversidade", reforça Giana.
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