No dia 27 de novembro aconteceu a cerimônia de premiação do European Beer Star (EBS), um dos maiores concursos de cervejas do mundo, que ocorre desde 2004, na Alemanha. O EBS é famoso por ter uma avaliação rígida em relação às cervejas participantes, sendo assim, apenas aquelas bebidas com pontuações altas e reconhecidas pela qualidade são premiadas. O júri responsável pelas avaliações é formado por uma equipe de profissionais renomados do setor de vários países.

Eles avaliam basicamente o aroma e o sabor da cerveja, porém, dependendo da categoria, outros critérios são avaliados como espuma, cor, sabor do malte e lúpulo. O grande diferencial da competição é o prêmio, que segue a mesma premissa das olimpíadas, ou seja, em cada categoria, apenas as três melhores colocadas são premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze.

Isso faz com que a European Beer Star seja uma das competições de cerveja mais criteriosas do mundo. E mesmo com uma quantidade expressiva de competidores do mundo todo, a Ashby, cerveja criada pelo norte-americano Scott Ashby em 1993 na região de Amparo, São Paulo, conseguiu um grande feito: foi eleita a melhor cerveja do mundo na categoria ESB (English-Style Bitter), com sua Ashby Britsh Strong Ale.

Com personalidade britânica, essa cerveja possui um sabor intenso e marcante. É uma legítima puro malte com tradição das Ales inglesas, com quatro tipos de malte e lúpulos aromáticos, que oferecem sabores de amêndoas e frutas amarelas. Mas essa não é a primeira vez que a Ashby Britsh Strong Ale é eleita a melhor do mundo em um renomado concurso internacional de cerveja.

No ano passado, ela conquistou o título de melhor cerveja do mundo na categoria Bitter com mais de 5,5% de graduação alcoólica. O detalhe é que a cervejaria brasileira conquistou o prêmio com uma cerveja tipicamente inglesa no país em que o estilo foi criado, já que o concurso acontece em Londres. No total, a Britsh Strong Ale possui mais de dez prêmios conquistados ao longo de sua trajetória.

Esse ano, até o mês de novembro, a Ashby conquistou oito prêmios em premiações nacionais e internacionais de cerveja. Com um portfólio que conta com cervejas variadas, a expectativa para os próximos anos é continuar conquistando medalhas nos concursos nacionais e internacionais e a abertura de novas lojas na capital e interior Paulista.

“Nossa Britsh Strong Ale tem sido muito aclamada ao redor do mundo, graças ao empenho de nosso mestre-cervejeiro em produzir uma receita diferenciada e única. Então ganharmos como a melhor cerveja do mundo, e consequentemente a melhor do Brasil, mesmo competindo com marcas de todos os países. É um feito que nos enche de orgulho e nos motiva a ir cada vez mais longe”, afirma Scott Ashby, fundador da Ashby.

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

Fonte: Notícia Expressa

Dezembro Vermelho: Saúde promove ações de prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis

Leia mais...

Seminário de Boas Práticas Marca Encerramento da Capacitação Docente de 2024

Leia mais...

12ª SIPAT do AME Catanduva promove bem-estar e valorização dos trabalhadores

Leia mais...

Palmares Paulista comemora 60 anos com show do Alexandre Pires

Leia mais...

Moradora de Novo Horizonte transforma vitória em solidariedade

Leia mais...

Saiba como dirigir na chuva e agir em áreas de alagamento

Leia mais...