O acordo envolve os direitos em TV aberta, TV paga e plataformas digitais ‘on demand’.
Apesar da confirmação vir sem a pompas de um anúncio oficial, pelo menos por enquanto, como a F1 tem costume de fazer ao anunciar seus parceiros pelo mundo, a Liberty confirmou que a empresa brasileira do JR Oliveira é quem detém os direitos de transmissão da categoria a partir de 2021 por uma duração de cinco anos.
“Esse é o primeiro passo de uma parceria de longo prazo com a Fórmula 1. Estamos comprometidos em aumentar a base de fãs no Brasil e em oferecer uma nova experiência de transmissão para os brasileiros que amam o esporte há mais de 40 anos”, disse JR Oliveira, dono da Rio Motorsports.
A Rio Motorsports, por não ser um canal de distribuição de mídia, buscará agora uma parceira, seja através de concessão dos direitos ou mesmo da venda para que a Fórmula 1 chegue ao público a partir da próxima temporada.
Independente de qual emissora exibirá a F1 a partir de 2021, é sabido que a categoria lançará o seu produto de streaming, o F1TV Pro no Brasil. O F1TV Pro permite que os assinantes assistam todas as sessões ao vivo, inclusive, com a possibilidade de selecionar as câmeras onboard, sem depender mais do diretor de imagens da geradora.
Muito se fala das emissoras Band e SBT. O SBT recentemente adquiriu os direitos de transmissão da Copa Libertadores da América, que anteriormente era da Rede Globo, mas que também viu a emissora carioca abrir mão com a chegada da pandemia e o aumento do dólar. A Band, por outro lado, tem histórico recente no automobilismo, já que é a emissora que transmite a Indy no país.
Fonte: F1 Mania