O coronavírus alterou a rotina de muitas pessoas, entre elas os idosos, um dos principais grupos de risco neste momento de pandemia da Covid-19.
As pessoas acima de 60 anos fazem parte de uma parcela da população que demandam alguns cuidados especiais.
Nesta perspectiva, a profissão de cuidador de idoso foi uma das que mais cresceu na última década. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, o número de profissionais na ocupação aumentou 547%, reflexo do envelhecimento da população brasileira.
Para que idosos estejam sob bons cuidados neste momento de isolamento social, a docente do curso Cuidador de Idoso do Senac Catanduva, Franciele Catarucci, apresenta algumas dicas essenciais:

 
·         O lugar mais seguro para se ficar é dentro de casa, pois, assim, não há contato com pessoas infectadas pelo vírus.


·         Se você é cuidador ou mora com um idoso, mantenha as mãos e os objetos de uso comum sempre higienizados. Cuidadores devem sempre estar de máscara.


·         Ao chegar da rua, retire os sapatos antes de entrar em casa, troque de roupa e lave as mãos antes de tocar no idoso. Lembre-se sempre de higienizar as compras.


·         Evite o excesso de informações sobre o cenário atual, pois isso pode aumentar a ansiedade, o medo e o pânico. Há muitas fake news em circulação para que haja a quebra do isolamento social. Tome cuidado com este tipo de notícia, cheque sempre as informações em sites de confiança, como Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Secretaria Municipal de Saúde (Prefeitura de Catanduva).


·         Uma boa noite de sono é fundamental para ter um belo dia. Cultive sempre a espiritualidade, os pensamentos positivos e a gratidão.


·         Evite a solidão, a tecnologia está aí a nosso favor. Use o telefone celular e faça chamadas de vídeo, veja os familiares e amigos. Procure retomar antigos hobbies, além de buscar novos, como artesanato, jardinagem, crochê e jogos. Ouça música, leia livros e veja filmes. Essas atividades ajudam a distrair a mente.


·         Tome sol diariamente. Uma alimentação saudável é importantíssima. Evite excessos como doces, refrigerantes e embutidos. Beba dois litros ou mais de água por dia. Caso o idoso não goste de água, ofereça sucos, vitaminas, chás, água aromatizada, mas lembre-se dos cuidados com o excesso de açúcares.


·         Faça alongamento, pequenas caminhadas e atividades físicas com os idosos, isso ajudará a reduzir dores e melhorará a flexibilidade.


·         Idosos com doenças crônicas devem realizar os retornos e exames médicos que já estavam agendados para o período. Os medicamentos de uso contínuo não devem ser interrompidos.


·         Se precisar sair de casa, evite horários e locais com grande fluxo de pessoas. Use a máscara, sempre cobrindo o nariz e a boca, e carregue um pequeno frasco de álcool em gel.


·         Fique atento aos sintomas e sinais do coronavírus. Procure atendimento médico caso tenha febre alta e dificuldade em respirar.


·         Bons hábitos ajudam nosso sistema imunológico e a qualidade de vida, assim como a saúde mental.

 
Acesse www.sp.senac.br/catanduva e saiba mais sobre o curso livre Cuidador de Idoso do Senac Catanduva.

 
Serviço:
Senac Catanduva
Endereço: Rua Santos, 300 - Centro – Catanduva/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/catanduva

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...