Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no Brasil está em 12,6% no terceiro trimestre de 2021. As altas taxas de desemprego são mais evidentes para a faixa etária de 18 a 24 anos variam entre 25,7% a 30%.
Para atender à crescente demanda do mercado, o Senac São Paulo prepara jovens aprendizes para o mundo do trabalho desenvolvendo competências voltadas à profissionalização e à cidadania, por meio de cursos do Programa Senac de Aprendizagem.
Em 2022, a instituição amplia o portfólio para o primeiro semestre e lança os cursos Aprendizagem Técnica em Nutrição e Dietética; Aprendizagem Técnica em Recursos Humanos; Aprendizagem Técnica em Segurança no Trabalho; Aprendizagem Técnica em Logística e Aprendizagem Técnica em Finanças. Além das novidades, os interessados poderão se inscrever nos tradicionais cursos: Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo; Aprendizagem Técnica em Informática e Aprendizagem Técnica em Administração.
Para participar, o estudante precisa ser contratado como aprendiz por uma empresa, estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e ter de 14 a 24 anos incompletos. Vale reforçar que não há limite máximo de idade se o candidato possuir algum tipo de deficiência.
Após o término do curso, o aprendiz recebe o diploma de técnico, com validade nacional e apostilamento da carga horária da empresa no verso do documento. Tudo isso para conectar os aprendizes às inovações e ao mercado, por meio do Jeito Senac de Educar. Muito mais do que as capacidades técnicas, o Senac São Paulo também investe na formação voltada para as capacidades socioemocionais, as conhecidas hardskills e softskills, além de explorar o empreendedorismo em suas variadas formas, a exemplo do intraempreendedorismo.
“Para o Senac São Paulo, a educação profissional é vista como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Assim, a educação profissional deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida”, explica Erleni Andrade Lima, coordenadora do Programa Senac de Aprendizagem.
O Programa Senac de Aprendizagem é gratuito para as empresas dos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, contribuintes do Senac. Organizações interessadas devem procurar uma unidade escolar com a qual desejam realizar a parceria. A jornada semanal do aprendiz durante o programa será dividida entre as aulas do curso e a prática na empresa, seguindo cronograma combinado entre empresa, jovem e Senac.
As inscrições para o Programa Senac de Aprendizagem estão abertas nas unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior. Para mais informações, basta acessar www.sp.senac.br/jovem-aprendiz.
Conheça as opções de cursos do Programa Senac de Aprendizagem:
Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo: Neste curso, o aprendiz aprende a atuar em empresas de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, melhorando a capacidade de se comunicar, interagir e solucionar problemas e conquistando uma formação inicial no mundo do trabalho. Durante o curso, vai interagir com pessoas de diferentes contextos sociais e culturais, por meio da troca de experiências, ter uma comunicação mais assertiva, usar a criatividade e melhorar a capacidade de analisar problemas, além de identificar, compreender e aprimorar suas potencialidades.
Aprendizagem Técnica em Administração: Com este curso, os aprendizes poderão atuar na área administrativa, realizando atividades de marketing, logística, finanças e recursos humanos. Irão aprender a aplicar etapas de um planejamento estratégico de uma empresa, apoiar nos processos de gestão de pessoas e de operações logísticas, além de conhecer a utilizar técnicas de marketing, comunicação interna e relações interpessoais.
Aprendizagem Técnica em Informática: Com duração de até 20 meses, as aulas são realizadas no Senac e as atividades práticas na empresa. O ingresso do aprendiz pode ocorrer no início ou ao longo do curso, por isso a duração do contrato de aprendizagem pode variar, de acordo com a escolha da empresa.
Este curso é para aprendizes que irão realizar atividades na área de tecnologia da sua empresa, como atuar com manutenção de computadores, instalação de redes locais e desenvolvimento de sistemas.
Aprendizagem Técnica em Nutrição e Dietética: O curso prepara o aprendiz para atuar na área de alimentação fazendo o controle de qualidade dos alimentos, além de promover saúde e bem-estar aos pacientes. Ele vai aprender a orientar sobre como se alimentar de maneira saudável, os modos corretos de preparo e conservação de alimentos, a prevenção da contaminação e o transporte e distribuição de forma adequada.
Aprendizagem Técnica em Recursos Humanos: O curso prepara os aprendizes para administrar processos da gestão de pessoas, contribuindo para melhorar as condições de trabalho e aprimorar as relações nas equipes. Durante o curso, eles terão aulas sobre recrutamento, seleção, admissão, demissão, organizar folha de pagamento e arquivos, entre outras atividades pertinentes ao setor de recursos humanos.
Aprendizagem Técnica em Segurança no Trabalho: Ensina a atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, contribuindo para a saúde e integridade física de funcionários, preservação do meio ambiente e do patrimônio. Nas aulas, os estudantes analisam riscos físicos, químicos, biológicos e conhecem as técnicas para coordenar e orientar os funcionários em emergências.
Aprendizagem Técnica em Logística: Os aprendizes serão preparados para realizar processos logísticos e administrativos nas áreas de suprimentos, produção, armazenagem, transporte e distribuição. Além disso, terão disciplinas focadas no mercado de trabalho como por exemplo: pesquisar fornecedores, selecionar e cadastrar produtos e materiais, organizar planejamento e controle da produção (PCP) e da Operação (PCO), entre outros.
Aprendizagem Técnica em Finanças: Os aprendizes poderão atuar como assistente de finanças, realizando planejamentos, relatórios e orçamentos. Durante o curso, terão aulas sobre administração de contas a pagar, contas a receber e a rotina de tesouraria, por exemplo.
Aprendizagem Ensino Médio Técnico em Informática: O aprendiz do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac poderá atuar na área de tecnologia da informação, realizando manutenção de computadores e redes locais, além do desenvolvimento de sistemas e websites.
O itinerário formativo do curso de aprendizagem integra o currículo do ensino médio e a Habilitação Profissional Técnica Informática.
Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos incompletos e que estejam cursando o Ensino Médio Técnico em Informática no Senac podem ser contratados como aprendizes. Ao término do curso, o jovem recebe o diploma de técnico em informática integrado ao ensino médio, com validade nacional e apostilamento da carga horária da empresa no verso do documento. Vale reforçar que não há limite máximo de idade se o aprendiz possuir algum tipo de deficiência.
A empresa interessada na Aprendizagem no Ensino Médio Técnico, deve entrar em contato com uma unidade escolar e solicitar a indicação de alunos matriculados no Ensino Médio Técnico em Informática que tenham interesse em se tornar aprendiz. A partir das indicações, a empresa realiza o processo seletivo e formaliza a matrícula do (s) aprendiz (es), conforme orientações dispostas.
Existe a possibilidade de os cursos terem encontros on-line e ao vivo, usando uma plataforma digital. Então, o aprendiz deve acompanhar as aulas nos dias e horários da sua turma.
A oferta da Aprendizagem Técnica no Ensino Médio Técnico visa ampliar o portfólio do Programa Senac de Aprendizagem em uma modalidade ainda não atendida pela instituição. A implementação desse tipo de curso apresenta perspectivas de inserção no mundo do trabalho a adolescentes e jovens matriculados no Ensino Médio Técnico do Senac, bem como mais uma possibilidade de formação profissional às empresas contratantes parceiras do Senac São Paulo.
Sobre o Programa Senac de Aprendizagem
O Senac São Paulo oferta aprendizagem desde 1946, promovendo a capacitação profissional pela qual jovens podem ter sua primeira experiência no mundo do trabalho. O programa atende aos dispositivos da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e promove a inserção social de jovens no mundo do trabalho. Saiba mais em www.sp.senac.br/jovem-aprendiz.
Várias empresas oferecem vagas para aprendizes na área exclusiva do site do Senac. O interessando precisa acessar o link www.sp.senac.br/jovem-aprendiz-aluno, criar um login, clicar em Oportunidades externas e, em seguida, em vagas de jovem aprendiz. Outra opção é por meio da parceria firmada com o TAQE, organização parceira do Senac, que por meio de um aplicativo de recolocação profissional gamificado, auxilia empresas a darem oportunidade a jovens de terem sua primeira experiência no mundo do trabalho e, em paralelo, se capacitarem. Para mais informações, acesse o site www.taqe.com.br/senac.
Serviço:
Programa Senac de Aprendizagem
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/jovem-aprendiz
Fonte: WGB Comunicação