Os alunos Bruna Correa, do 3º ano, e Renan Domene, do 2º ano, do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, foram contemplados com bolsa PIBIC de iniciação cientifica e fomento a pesquisa. O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), mantido pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e oferecido por muitas universidades públicas e particulares, é uma das principais portas de entrada ao mundo científico.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, o programa é financiado pelo CNPq e distribui bolsas de estudo para estudantes de graduação. Os bolsistas do PIBIC devem possuir um orientador e receber formação complementar que os preparem para a atividade de pesquisa. As bolsas de pesquisa estão sendo oferecidas pela parceria com a APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio), órgão de pesquisa do governo do Estado de São Paulo, situado na Estação Experimental de Pindorama/SP.

A aluna Bruna Correa está colaborando com a pesquisadora engenheira agrônoma Dra. Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo com avaliações de sistemas agroflorestais em análises de estoque de carbono na vegetação e no solo. Já o aluno Renan Domene está com o pesquisador engenheiro agrônomo Dr. Marcos Doniseti Miquelotto colaborando com grandes culturas, em especial a do amendoim, na área de Entomologia Agrícola, no controle e manejo integrado de pragas nas cultivares disponíveis no mercado.

Para o Dr. João Paulo Ferreira, “a parceria APTA e UNIFIPA estreita e impulsiona o fomento, a pesquisa e o know how dos pesquisadores do Polo, acrescenta e melhora a formação dos nossos estudantes de Engenharia Agronômica nas pesquisas, extensões, estágios, trabalhos de conclusão de curso e elaboração de projetos em conjunto com os produtores da região. Ganhamos muito em aprendizagem”.

Por fim, o coordenador agradece aos pesquisadores e em especial ao diretor da APTA Pindorama, engenheiro agrônomo Dr. Antônio Lúcio de Mello Martins, “que estão confiando no trabalho de nossos alunos da UNIFIPA na pesquisa cientifica e colaborando para promover e desenvolver tecnologias e novos conceitos no setor agrícola.

Fotos: Os alunos com seus orientadores.

Fonte: Fundação Padre Albino

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...