A partilha do conhecimento vem se mostrando uma importante ferramenta no processo de aprendizagem. E se ela viesse acompanhada dos coleguinhas de sala? Foi com esse ponto de partida que o projeto de Leitura Estimulada foi implantado em todas as escolas da rede municipal de Catanduva.

A diretora de Orientação Pedagógica, Alessandra Cristina Garcia Stela, destaca que a iniciativa já existia desde 2013 em várias escolas da rede. Como os resultados se mostraram positivos, a proposta ultrapassou fronteiras para ser compartilhada com os alunos do Ensino Fundamental.

“Fizemos todo o planejamento para o desenvolvimento das atividades em sala de aula, com foco no estímulo à leitura, além de promover a interação dos alunos, o desenvolvimento e a convivência de maneira saudável, também atuando de forma a deixar a timidez das crianças de lado”, destaca Alessandra.

Todas as segundas-feiras, as escolas pausam as atividades para que o projeto ganhe voz. No período da manhã, a iniciativa é desenvolvida às 8 horas, enquanto que, à tarde, conquista os leitores a partir das 14 horas.

“Nós paramos as atividades, de forma temporária, para que as crianças possam ouvir uma nova história. Além de prestigiar o colega de sala, estimulamos a leitura, o prazer pelos livros e o desafio de trazer uma nova trama a cada semana. Depois dessa aula diferente, o aluno retoma a programação tradicional do dia”, completa.

A estreia ocorreu na segunda-feira, dia 17, quando os alunos do 5º ano contaram uma história. “Escolhemos essa turma para iniciar o projeto porque são crianças que não tem tanta timidez e servem de exemplo para os demais alunos. Dessa forma, quando chegar a vez da turma do 1º ano, por exemplo, as crianças se sentirão mais preparadas para a leitura”, finaliza Alessandra.

O projeto envolve alunos de 5 a 14 anos. A cada semana, uma sala é dividida em pares para que, um livro, escolhido pelos próprios contadores seja apresentado às crianças. “Agora mais definido, o projeto proporciona uniformidade ao trabalho, já que passa a ser desenvolvido em todas as escolas do Ensino Fundamental” destaca a secretária de Educação, Tânia Aparecida Ribeiro Fonseca.

Imagem: Divulgação/ Secretaria Municipal de Educação

Psicóloga alerta sobre os efeitos das redes sociais na saúde emocional dos adolescentes

Leia mais...

Km 7 ganha novo letreiro e reforça vocação como destino gastronômico de Catanduva

Leia mais...

Catanduva conquista mais medalhas e segue em destaque nos Jogos Regionais

Leia mais...

Levantamento aponta que Catanduva mantém baixo índice de infestação do Aedes

Leia mais...

Educação de Catanduva ganha destaque em encontro sobre expansão do ensino público no interior

Leia mais...

Venda de empreendimento turístico abre perspectivas para novos investimentos em Ibirá

Leia mais...