O Brasil conta atualmente com mais de 300 mil farmacêuticos, consolidando-se como uma das profissões da área da saúde com maior número de profissionais em atividade, de acordo com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Presentes em farmácias, hospitais, laboratórios, clínicas e na indústria farmacêutica, esses profissionais exercem papel estratégico em todas as etapas do cuidado com o paciente, desde a prevenção até o acompanhamento terapêutico.

Dados da PNAD Contínua do IBGE mostram que, em 2024, o setor gerou 203 mil postos formais de trabalho, alcançando recorde histórico e registrando crescimento de 4% em relação ao ano anterior. O segmento é hoje o segundo mais formalizado da indústria brasileira, com 93% dos trabalhadores empregados com carteira assinada, índice significativamente superior à média da indústria de transformação, que é de 67%.

Do ponto de vista acadêmico, a coordenadora do curso de Farmácia da UNIFIPA, Profa. Ma. Roberta Zancheta Viola, destaca que o estudante que ingressa na graduação encontra diversas oportunidades desde os primeiros períodos, podendo atuar em diferentes segmentos, como farmácias e drogarias, hospitais, análises clínicas, indústria farmacêutica e de alimentos, estética, vigilância sanitária, pesquisa, docência e perícia criminal. "Essa diversidade de áreas amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e contribui para formação mais completa e alinhada às demandas atuais", ressalta.

Grazielli Lima é formanda do curso de Farmácia da UNIFIPA e atua, desde junho de 2025, no setor farmacêutico do Hospital Emílio Carlos. Ainda como estudante teve a oportunidade de atuar na área e destaca o quanto essa experiência foi importante, inclusive antes da conclusão da graduação. "Para mim foi muito importante porque pude me aperfeiçoar e adquirir conhecimentos tanto na teoria quanto na prática. Enquanto estamos cursando temos a oportunidade de realizar o estágio, o que nos permite conhecer a realidade da área. E, quando estamos nos aproximando da conclusão, também existe a chance de efetivação para quem já está inserido nesse ambiente de trabalho", afirma.

Sobre o curso

No curso de Farmácia da UNIFIPA os alunos têm formação voltada às ciências da saúde e ao conhecimento dos processos produtivos de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. A graduação prepara o futuro farmacêutico para ampla inserção no mercado de trabalho, com oportunidades em diversos segmentos.

As inscrições para o Vestibular Continuado devem ser realizadas on-line. Interessados devem acessar o site unifipa.com.br/vestibular

Foto: Divulgação FPA

 Fonte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Fundação Padre Albino

Recanto Monsenhor Albino implanta novo protocolo para cuidados com sonda vesical e treina equipe

Leia mais...

Calor extremo eleva o risco de infarto e AVC, alerta cardiologista da FPA

Leia mais...

Aeronaves ficam danificadas após chuva forte derrubar hangares no Aeroclube de Ibirá

Leia mais...

Motorista de carro morre em batida frontal contra caminhão em Novo Horizonte

Leia mais...

Clientes de baixa podem ter novo desconto social na fatura de energia

Leia mais...

Instituto Alarme aluga casarão histórico para garantir sustentabilidade financeira e preservar patrimônio

Leia mais...