Mais de 1,1 mil alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental da região de Catanduva participam da prova Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, a iniciativa conta a parceria das distribuidoras de energia, entre elas a Energisa Sul-Sudeste. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site oficial da olimpíada: www.onee.org.br. O prazo para se inscrever foi estendido até dia 5 de outubro.
 
A analista de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, Ana Letícia Peres Vinha, explica que o objetivo da ONEE é estimular a conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica, sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos associados ao consumo de recursos naturais.
 
Na área de atuação da Energisa Sul-Sudeste podem participar alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, nos 82 municípios atendidos pela concessionária no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR).
 
 
"Aqui na Energisa temos vários projetos de eficiência energética em ação, visando envolver e conscientizar pessoas de todas as idades. Com a realização da ONEE, o objetivo é ampliar essa conscientização ao contar com os estudantes e professores de todo o país na disseminação de conhecimento e de práticas sustentáveis", expõe Ana Letícia.
 
Como participar
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por alunos e professores até o dia 5 de outubro no site www.onee.org.br. Todos os inscritos terão acesso a conteúdos formativos e os melhores colocados receberão premiações. Os desafios e provas serão realizados no próximo mês, em outubro, e o evento de premiação dos alunos que se destacarem deve ser realizado no dia 6 de novembro.
 
Na primeira fase, os alunos participam de desafios gamificados, aprendendo, de forma descontraída, sobre eficiência energética. Já na segunda etapa, realizam uma prova objetiva, disponível no site ou aplicativo da ONEE.
 
Premiação
A olimpíada distribuirá medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para o melhor aluno de cada Estado. Os medalhistas da edição 2025 também conquistam, automaticamente, uma vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem precisar disputar a primeira etapa.
 
Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III - COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER

Aprenda a preparar brigadeiro gourmet de café em sua casa

Leia mais...

Empresa de SP cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

Leia mais...

Polícia Civil conclui investigação e prende novamente líder de organização que movimentou R$ 13 mi

Leia mais...

Propondo amor como resistência, edição especial de 'Sarau Versos que Te Fiz' ecoa potência e alegria da negritude

Leia mais...

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Leia mais...

Diploma "Prof.ª Maria José Bellíssimo Ferrisse" será entregue nesta sexta-feira (17); Gleison Begalli é o autor da homenagem

Leia mais...