No dia 25 de setembro, estudantes do 6º ano do curso de Medicina da Unifipa/Fameca participaram de avaliação prática nas cinco principais áreas da formação médica: Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia e Medicina Preventiva. As atividades ocorreram nos ambulatórios do Hospital Emílio Carlos. Conhecido como Exame Clínico Objetivamente Estruturado (Objective Structured Clinical Examination – OSCE), o método busca proporcionar aos alunos experiências simuladas de situações reais de prática médica.

O exame seguiu o modelo internacional de rotatividade das áreas da formação e foi dividido em estações que simulavam atendimentos médicos. Ao todo, 111 estudantes, dentre eles sete alunos do 5º ano, participaram da avaliação, organizada e coordenada pelos doutores e docentes Eduardo Marques da Silva e Murillo Antônio Couto, com apoio da coordenação do curso. Durante o exame, os participantes foram avaliados por meio de um check-list objetivo que considerou conhecimentos técnicos, habilidades no trato com o paciente e raciocínio diagnóstico. O processo teve a participação de professores avaliadores, atores, colaboradores técnico-administrativos e estudantes. Antes das atividades, os alunos foram recepcionados pela equipe da Unifipa para cadastramento.

O coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jorge Luis dos Santos Valiatti, acompanhou a realização do exame. A coordenação das áreas ficou sob responsabilidade dos docentes, Prof. Dr. Ayder Ansemo Gomes Vivi – Cirurgia; Prof. Dr. Fernando Stucchi Devito – Clínica Médica; Profa. Dra. Luciana Sabatini – Pediatria; Prof. Dr. Alfeu Cornélio Accorsi Neto – Ginecologia e Obstetrícia e Prof. Ms. Arlindo Schiesari Junior – Medicina da Família e Comunidade. Ao final, os alunos receberam feedback de suas avaliações.

A prova prática para os alunos do 5º ano do curso de Medicina está prevista para 23 de outubro, a partir das 17h.

Criado em 1975, o OSCE é atualmente reconhecido como um dos métodos mais confiáveis para avaliar competências clínicas de estudantes e residentes.

Fonte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Fundação Padre Albino

Grêmio Catanduvense sofre goleada para o São Carlos e segue sem pontuar na Segundona

Leia mais...

Homem saiu de Catanduva, veio furtar em São Carlos e foi preso pela PM

Leia mais...

Centro Universitário FAAP está com inscrições abertas para Vestibular

Leia mais...

Ícone da cozinha brasileira, Galinha Azul de MAGGI® celebra 50 anos

Leia mais...

Alesp aprova criação das Olimpíadas do Conhecimento nas escolas públicas estaduais

Leia mais...

Dia Mundial Sem Tabaco: quanto tempo o corpo leva para se recuperar após parar de fumar?

Leia mais...