No dia 28 de junho, o curso de Engenharia Agronômica da UNIFIPA promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Pacaembu Empreendimentos, a "Ecotenda Agroflorestal", atividade comunitária voltada à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. A ação integra o projeto de extensão do curso por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), modelos que associam o cultivo de espécies nativas e de valor comercial. O sistema agroflorestal utilizado combina o plantio de espécies nativas com culturas de interesse comercial, como café, mamão, banana e cacau. A proposta é recuperar áreas de preservação por meio do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), ao mesmo tempo em que incentiva práticas agrícolas sustentáveis com potencial produtivo.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, o projeto surgiu a partir de demanda conjunta entre a Pacaembu Empreendimentos e a Secretaria do Meio Ambiente. A proposta consiste em promover ações de preservação ambiental e empreendedorismo sustentável junto à comunidade do bairro Nova Catanduva, onde foi implantada a primeira etapa do projeto.

Entre as próximas etapas do projeto está a utilização de compostagem feita no Campus Sede da UNIFIPA com resíduos orgânicos utilizados para a adubação das plantas. As ações técnicas de produção agrosustentável também serão levadas a escolas do município com o objetivo de promover educação ambiental e capacitação da população. Além disso, estão previstos cursos livres voltados à produção, processamento e comercialização de alimentos orgânicos em modelo SAF, reforçando o caráter multidisciplinar da iniciativa.

O projeto prevê ainda a implantação de outros dois sistemas agroflorestais no município: um no Campus Sede da UNIFIPA e outro em local com participação comunitária, ambos também associados a termos de TCRA.

Fonte: Luiz Felício Bianchini Chaves - Fundação Padre Albino

Recanto Monsenhor Albino implanta novo protocolo para cuidados com sonda vesical e treina equipe

Leia mais...

Calor extremo eleva o risco de infarto e AVC, alerta cardiologista da FPA

Leia mais...

Aeronaves ficam danificadas após chuva forte derrubar hangares no Aeroclube de Ibirá

Leia mais...

Motorista de carro morre em batida frontal contra caminhão em Novo Horizonte

Leia mais...

Clientes de baixa podem ter novo desconto social na fatura de energia

Leia mais...

Instituto Alarme aluga casarão histórico para garantir sustentabilidade financeira e preservar patrimônio

Leia mais...