Estudantes do curso de Direito da Unifipa Catanduva podem ampliar seus conhecimentos e reflexões sobre a área jurídica por meio da literatura. Trata-se do Clube dos Leitores do Direito, projeto de extensão que se inicia neste mês de março e que busca promover o diálogo e o debate sobre obras literárias que possuem relação com o universo jurídico e a formação do jurista. Sob coordenação da Profa. Ma. Ivana Mussi Gabriel, o clube visa discutir livros de grandes autores, como Joaquim Manoel de Macedo, Lima Barreto e Conceição Evaristo, explorando temas fundamentais, como a importância da Constituição, o risco dos estereótipos e o letramento racial.

 

"A literatura tem narrativa que possibilita melhorar a oralidade, a escrita, a leitura e o diálogo do operador do Direito, propondo interpretação da realidade, releitura do que é posto, ressignificação de conceitos e pensamentos pré-concebidos, devendo o Direito acompanhar tal evolução", explica a professora.

 

As reuniões ocorrerão quinzenalmente e contarão com exposições dialogadas, leituras, estudos dirigidos, debates, fichamentos e palestras. As obras selecionadas para estudo são A Carteira de Meu Tio, de Joaquim Manuel de Macedo; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto; e Macabéa, Flor de Mulungu, de Conceição Evaristo.

 

"O Clube dos Leitores do Direito oferece ao aluno a construção de significações para fins de se pensar nas coisas como elas realmente são, sem se ficar preso a uma vestimenta, a conceitos e pensamentos jurídicos pré-concebidos, a tudo aquilo que cobre os olhos e os sentidos. A literatura é o meio adequado isso", acrescenta a coordenadora.

 

O projeto se estenderá até o final do ano e os participantes deverão entregar fichamentos das obras analisadas, contribuindo para aprofundamento crítico e reflexivo dos temas abordados.

 

Foto/Divulgação Unifipa

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Horóscopo de Maio: mês promete um misto de estabilidade e deslocamento, interagindo diretamente com nossa capacidade de adaptação

Leia mais...

O Boticário expande seu portfólio de perfumaria para casa com Figo Magnífico, nova linha de Casa 214

Leia mais...

Vereadores aprovam dois projetos na reunião desta terça-feira: Dia da Família Cristã e Esquenta JOMI para atletas 60+

Leia mais...

Dois casos de descarte irregular são registrados pela GCM de Catanduva

Leia mais...

Campanha do Agasalho 2026 mobiliza Catanduva e amplia pontos de arrecadação

Leia mais...

Motoristas pagarão mais caro no pedágio de Catiguá a partir de 01 de maio

Leia mais...