Em referência ao Dia Mundial da Prematuridade, o curso de Enfermagem da Unifipa participou, na última quarta-feira, 27 de novembro, de evento no anfiteatro da Biblioteca Municipal voltado para gestantes e enfermeiros do município. A palestra com o tema "Prematuridade" foi ministrada pela Profa. Dra. Luciana Braz de Oliveira Paes, coordenadora do curso de Enfermagem, e pela graduanda Gabrielle de Carvalho, membro da Liga de Enfermagem Materno-Infantil.
"O objetivo é ampliar a prevenção da prematuridade por meio da conscientização da gestante quanto ao planejamento reprodutivo e a realização de pré-natal de qualidade. Desta forma, tanto os cuidados relacionados à prematuridade quanto à assistência de qualidade ao recém-nascido reforçam a necessidade de ações conjuntas e contínuas voltadas para a prevenção, humanização e aprimoramento dos cuidados com os bebês prematuros, contribuindo para a redução da morbimortalidade neonatal e para a promoção de melhores desfechos", destacou a Profa. Dra. Luciana.
O evento integra as atividades do Novembro Roxo, campanha internacional de conscientização sobre a prematuridade, que busca sensibilizar a população sobre os desafios enfrentados por bebês nascidos antes do tempo e a importância de medidas preventivas e de cuidado neonatal de excelência.
A aluna Gabrielle de Carvalho enfatizou a relevância da união entre gestantes e profissionais da enfermagem para debater a prematuridade. "A troca de experiências e o compartilhamento de informações em eventos como este são fundamentais para fortalecer os cuidados oferecidos às gestantes e aos bebês prematuros tanto nos hospitais quanto na Atenção Básica. É por meio dessa união que conseguimos avançar na promoção de atendimento mais humanizado e de qualidade", afirmou.
Segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, os desafios enfrentados nos nascimentos prematuros afetam 15 milhões de crianças todos os anos em todo o mundo.
Fotos/Divulgação