A Adapte, startup de educação inclusiva, está com inscrições abertas para a terceira edição do Programa de Cooperação para Treinamento e Emprego de Autistas (CooTEA), que tem o objetivo de capacitar e incluir pessoas autistas no mercado de trabalho, especialmente em áreas de alta demanda, como Dados e Inteligência Artificial.

O programa é gratuito, imersivo e prático e as inscrições acontecem de forma online, até o dia 30 de agosto, através do link:https://www.adapte.com.vc/cootea. Realizado para desenvolver os participantes com portfólio online, certificado, relacionamento com profissionais, suporte contínuo e preparação para o mercado de trabalho inclusivo e diverso. 

Para participar do processo seletivo, os interessados devem ser autistas e ter conhecimento básico em informática e matemática. Na página de inscrição, serão solicitados dados como nome completo, e-mail, celular, endereço, data de nascimento e CPF. Também é preciso confirmar a posse de laudo médico de pessoa do Espectro Autista (TEA) e o acesso a um computador com internet. A formação terá duração de 4 meses.

O CooTEA é uma iniciativa de impacto social que capacita pessoas autistas para o mercado de trabalho por meio de treinamentos adaptados e supervisão especializada. Ele desenvolve habilidades técnicas e sociais, preparando os participantes para carreiras que aproveitam suas competências únicas. Desde sua criação, o CooTEA já capacitou cerca de 100 autistas, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e diversificada.

Além de formar os autistas, o programa apoia as empresas parceiras na criação de um ambiente de trabalho inclusivo. A Adapte analisa as vagas disponíveis e as cruza com o perfil dos alunos, garantindo um processo de contratação mais assertivo e elevando o grau de ESG das organizações.

O fundador da Adapte, Emanuel Santana, explica que pessoas autistas possuem habilidades únicas que as tornam altamente qualificadas para trabalhar com dados e inteligência artificial, como atenção aos detalhes, pensamento lógico e capacidade de focar intensamente em tarefas específicas. “Quando essas competências são estrategicamente desenvolvidas e aplicadas, os formandos podem se tornar profissionais altamente capacitados, oferecendo percepções diferentes e inovações significativas ao setor de tecnologia”, comenta.

Conteúdo

A terceira edição do CooTEA terá início no dia 10 de setembro e oferecerá aos participantes, dez horas de estudo autoguiado por semana, uma hora de encontro ao vivo online semanalmente, três palestras sobre habilidades comportamentais, um workshop de LinkedIn, um desafio prático e duas semanas de reforço para consolidar o aprendizado. Além disso, os alunos terão acompanhamento por meio do aplicativo Discord e um fórum dedicado, formando uma turma de 45 jovens autistas. A capacitação terá duração de 4 meses. 

Os alunos vão adquirir conhecimentos sobre Excel, software de planilhas utilizado para organizar e analisar dados; Power BI, ferramenta de análise que permite a criação de dashboards interativos; IA Generativa, inteligência artificial que cria novos conteúdos, como texto e imagens; PowerPoint, usado para criar apresentações de slides; storytelling com dados, que envolve contar histórias usando dados para facilitar o entendimento; e RPA, que automatiza tarefas repetitivas por meio de robôs de software. Também será possível aprender sobre desenvolvimento de Low/No Code, como aplicativos ou automação de processos. 

Esta edição do CooTEA conta com o apoio das organizações Alura, Fundação 1Bi, iFood, Poli-USP, Associação Nacional de Administração (Ana) e Midiaria.


Serviço
Inscrições para programa CooTEA da Adapte

Gratuito
Data: até 30 de agosto
Público de interesse: pessoas autistas com conhecimentos básicos em informática e matemática, interessadas em se capacitar para o mercado Tech e de Dados.
Inscrições e cadastro:https://cootea.com.br
Informações:  //www.adapte.com.vc/ 

Mais sobre a Adapte

A Adapte é uma startup de impacto social que tem como missão incluir pessoas autistas e neurodivergentes na educação formal e no mercado de trabalho.  Criada em 2019, a instituição oferece treinamentos e capacitação para autistas, bem como cursos de inclusão para empresas de diversos segmentos, além de treinamentos para escolas, profissionais da saúde, educação e familiares de pessoas autistas. Desta forma, tem o propósito de colaborar para a integração de autistas em suas escolas, famílias e na comunidade em geral. Em 2023, a Adapte foi vencedora do 1 Bi Labs, programa de aceleração de negócios da Fundação 1 Bi, em parceria com o Movtech e patrocínio do iFood, que impulsiona iniciativas que incentivam oportunidades educacionais e inclusivas para jovens em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Midiaria

ECONOROESTE INFORMA: Cronograma de obras de 14/10 a 20/10

Leia mais...

No mês do Empreendedor: de boia fria a sacoleira, veja 10 empresários que começaram do zero e hoje faturam milhões

Leia mais...

8 em cada 10 adultos acreditam que o uso de celulares nas escolas deve ser proibido

Leia mais...

Natação e Atletismo de Catanduva são vice campeões nos Jogos Paralímpicos do estado

Leia mais...

Festa do Dia das Crianças mantém tradição na Pediatria do HPA

Leia mais...

Hospital Mahatma Gandhi recebe visita de líderes Maçônicos e autoridades locais

Leia mais...