A política e ativista pelos direitos humanos, ex-primeira-dama e ex-ministra da Educação e Cultura de Moçambique, Graça Machel; e o cantor e compositor, Criolo, são os destaques do 5º Fórum Internacio

De 26 a 29 de agosto, a partir das 10 horas, ocorrerá o 5º Fórum Internacional Senac de Educadores, reunindo especialistas para debater os temas mais urgentes e inovadores da educação brasileira. Com transmissão on-line via canal do  YouTube da instituição, o evento será uma plataforma significativa para educadores, estudantes e todos os interessados em transformar a educação.

Entre os convidados das mesas-redondas, estão a política e ativista pelos direitos humanos, ex-primeira-dama de Moçambique, Graça Machel, que também foi ministra da Educação e Cultura do país e fundadora de uma organização sem fins lucrativos, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade. Como reconhecimento do seu trabalho, recebeu a “Medalha Nansen” das Nações Unidas em 1995. Ela fará a palestra magna de abertura da programação, no dia 26, excepcionalmente a partir das 10 horas; além do cantor e compositor, Criolo, que participará da mesa-redonda do dia 29, em uma conversa sobre a importância do sentimento de bem-receber para a formação de educadores. A visão dele está profundamente enraizada em realidade e perspectiva autênticas da periferia brasileira e faz conexões entre arte, cultura e educação. Informações e inscrições no site do Senac.

“A educação é a chave para a transformação social. Eventos como o Fórum Internacional Senac de Educadores são essenciais para promover debates relevantes e encontrar soluções inovadoras que atendam às necessidades atuais. Estamos orgulhosos de reunir um time de especialistas comprometidos com a evolução da educação brasileira”, define Lucila Sciotti, superintendente do Senac São Paulo.

Confira a programação completa:

  • 26/8 – 10 às 12 horas - Palestra magna de abertura – Por que uma nação precisa de um bom currículo? A visão de Graça Machel*. A educação formal é essencial para a formação do indivíduo e sua inserção no social. Graça Machel, com sua vasta experiência como ministra da Educação e Cultura, em Moçambique, e presidente do Conselho de Administração da Universidade da Cidade do Cabo, discutirá a importância de um currículo bem estruturado. Ela também criou uma organização sem fins lucrativos, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, e como reconhecimento do seu trabalho, recebeu a “Medalha Nansen” das Nações Unidas em 1995. A palestra será apresentada pela superintendente do Senac São Paulo, Lucila Mara Sbrana Sciotti; pela diretora do Senac Bauru, Bartira Riguetti Calça Sanches; e por Fernando José de Almeida, filósofo, pedagogo, professor de pós-graduação em Educação na PUC-SP, membro da Academia Paulista de Educação, com pesquisas e publicações sobre uso das tecnologias na aprendizagem. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo e Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Educativas SP.
  • 26/8 – 15 às 17 horas - A educação e os direitos humanos na formação de um projeto de sociedade. Mediado por Darlan Oliveira Rocha, diretor do Senac Guarulhos, contará com as participações de Manuela Mirella, Rosane Borges e Selma Rocha, para discutir a inserção dos Direitos Humanos no currículo escolar como ferramenta para a construção de sociedades mais igualitárias.

 

  • 27/8 – 15 às 17 horas - O papel da educação profissional na formação para o mundo do trabalho. Com mediação de João Carlos Goia, diretor do Senac Piracicaba; César Nunes, professor de Filosofia na Unicamp; Carmem Sylvia Vidigal Moraes, doutora em Sociologia; e Gringo Cardia, diretor de artes, refletirão sobre os desafios e as oportunidades tecnológicas no mercado de trabalho, destacando a importância da formação profissional.

 

  • 28/8 – 15 às 17 horas - Inovação e ações afirmativas como propulsoras da educação profissional. Luis Antonio de Lima, diretor do Senac Araçatuba, mediará um debate entre Roberto Guerra, que atua como diretor da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE), vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) da UFPE; Jhonatan Almada, Diretor do Centro de Inovação para a Excelência em Políticas Públicas-CIEPP; e Dennis Oliveira, professor livre-docente em Jornalismo, Informação e Sociedade pela ECA na USP, sobre como a inovação pode superar desigualdades e empoderar estudantes.

 

  • 29/8 – 15 às 17 horas - Formas de receber e acolher na formação de educadores: uma prática de reconhecimento e compreensão. Mediado por Wilson Krette Júnior, diretor do Senac Lapa Scipião, o painel contará com Criolo, cantor e compositor; Luzia Lima Rodrigues, Pedagoga, doutora em Educação pela Unicamp, é docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, em Portugal; e Lauri Miranda Silva, professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/IFRS (Campus Rolante), discutindo a importância do acolhimento e da construção de ambientes educativos receptivos.

*Importante: a participação da Graça Machel será gravada previamente. Portanto, não haverá possibilidade de interação com o público.

Serviço:

5º Fórum Internacional Senac de Educadores

Quando: palestra magna de abertura, dia 26, de manhã, das 10h às 12h; e durante à tarde, de 26 a 29 de agosto, das 15h às 17h.

Onde: YouTube do Senac São Paulo

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/forumdeeducadores

Evento gratuito.

Fonte: Idee Informação Corporativa

ECONOROESTE INFORMA: Cronograma de obras de 14/10 a 20/10

Leia mais...

No mês do Empreendedor: de boia fria a sacoleira, veja 10 empresários que começaram do zero e hoje faturam milhões

Leia mais...

8 em cada 10 adultos acreditam que o uso de celulares nas escolas deve ser proibido

Leia mais...

Natação e Atletismo de Catanduva são vice campeões nos Jogos Paralímpicos do estado

Leia mais...

Festa do Dia das Crianças mantém tradição na Pediatria do HPA

Leia mais...

Hospital Mahatma Gandhi recebe visita de líderes Maçônicos e autoridades locais

Leia mais...