A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou nesta quinta-feira, 18, edital de convocação para consulta pública para que as comunidades escolares opinem sobre a implantação do modelo de escolas cívico-militares a partir de 2025 na rede pública estadual. 

Essa é a segunda etapa do processo de escuta que a Seduc está promovendo sobre o tema. De 21 a 28 de junho, os diretores de todas as unidades da rede pública opinaram sobre a adesão ao novo modelo. No período, 302 manifestaram interesse em atuar como escolas cívico-militares. 

Em Catanduva, estão inscritas as escolas estaduais, Professor Vitorino Pereira, Joaquim Alves Figueiredo, Antonio Maximiano Rodrigues, Nicola Mastrocola, Professora Dinorah Silveira Borges.

Após a consulta pública, as escolas serão selecionadas e anunciadas até o final de agosto, segundo o governo. "O período coincide com a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual de ensino", diz a secretaria.

A expectativa da secretaria é iniciar o projeto em 2025 com 45 unidades educacionais da rede, permitindo acompanhamento detalhado da implantação do modelo e a avaliação da possibilidade de ampliação nos próximos anos.

QUEM PODE PARTICIPAR

- Mãe, pai ou responsável pelos alunos menores de 16 anos de idade. 

- Estudantes a partir de 16 anos de idade, ou seus familiares, em caso de abstenção de alunos dessa faixa etária.

- Professores e outros profissionais da equipe escolar. 

PROCESSO SELETIVO

As escolas que adotarem o modelo cívico-militar seguirão o Currículo Paulista, organizado pela Secretaria da Educação. A Seduc-SP também será responsável pelo processo de seleção dos monitores e pela formação dos professores das unidades. 

Caberá à Secretaria da Segurança Pública apoiar a Secretaria da Educação no processo seletivo e emitir declarações com informações sobre o comportamento e sobre processos criminais ou administrativos, concluídos ou não, em que os candidatos a atuar como monitores nessas unidades de ensino possam estar envolvidos. 

A SSP também vai participar do desenvolvimento de atividades extracurriculares na modalidade cívico-militares, organização e segurança escolar. O processo seletivo dos policiais da reserva— será ao menos um por escola — caberá à Educação e deverá ter início após as consultas públicas. 

O investimento nas escolas cívico-militares será o mesmo já previsto nas unidades regulares. O gasto com a contratação dos monitores, já considerando a expectativa final de 100 escolas cívico-militares, será de R$ 7,2 milhões.

Foto: SEED

Fonte: O Regional / UOL

Paramount divulga trailer oficial do novo filme Street Fighter

Leia mais...

Votuporanguense encara Juventus na luta pelo acesso ao Paulistão 2027

Leia mais...

Solinftec apresenta nova geração de robôs agrícolas durante a Agrishow

Leia mais...

Entre homenagens e fiscalização: Gleison Begalli usa a tribuna e destaca cultura, reconhecimento e cobra transparência em eventos públicos

Leia mais...

Festival de Dança de Catanduva abre com baile solidário e grandes nomes da dança

Leia mais...

Vereador Marcos Crippa homenageia equipe Mestre Preparações e reforça apoio ao esporte de arrancada em Catanduva

Leia mais...