Começou nesta segunda-feira a fase oficial de cadastro no Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC), de adesão compulsória para instituições financeiras com mais de 500 mil clientes.
O serviço, gratuito para a pessoa física, promete mudar a relação dos brasileiros com as transações digitais, ao permitir que transferências e pagamentos sejam concluídos em até dez segundos e realizados 24 horas por dia, em qualquer dia do ano, incluindo fins de semana e feriados.
No entanto, como é comum observar em qualquer novidade, o primeiro dia do cadastro foi problemático, com diversas reclamações de usuários que não conseguiam acessar os sites ou os aplicativos dos seus respectivos bancos.
De todo modo, a autoridade monetária informou que, até as 12h30 desta segunda-feira (05), mais de um milhão de cadastros já haviam sido efetuados no Pix.
De acordo com o BC, são 644 as instituições financeiras que estão aptas para iniciar o cadastro no sistema, que vai permitir a transferência de valores sendo necessário apenas o número de telefone ou do CPF.
Para saber mais sobre o Pix e como fazer para se cadastrar nele, assista este vídeo do InfoMoney.
Fonte: Equipe InfoMoney