Sebrae-SP, Faculdade Sebrae e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) firmaram convênio para orientar as micro e pequenas empresas como exportar. O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) terá duração de 30 meses e tem como objetivo qualificar 1.825 empresas.

O PEIEX vai oferecer atendimento técnico especializado, capacitações específicas relacionadas ao comércio exterior e recomendações técnicas e gerenciais. Serão investidos mais de R$18 milhões na parceria.

"Para o Sebrae-SP, é prioridade desenvolver ações de acesso a mercados das micro e pequenas empresas paulistas, seja na promoção da cultura exportadora, seja na ampliação das exportações pelos pequenos negócios. A parceria com a ApexBrasil potencializará essa agenda, dando suporte e abrindo novas portas para os nossos empreendedores", afirma o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.

"São Paulo concentra uma das maiores forças empreendedoras do país, e o Peiex é uma oportunidade concreta para capacitar pequenos negócios paulistas e conectá-los ao mercado global de forma competitiva. Queremos quebrar o mito de que exportar é algo distante para o pequeno empreendedor, mostrando que eles também podem expandir suas operações e agregar valor para o Brasil", diz o Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi.

"Na Faculdade Sebrae, acreditamos no poder da educação aplicada ao desenvolvimento de negócios. Conduzir o PEIEX em São Paulo fortalece nossa missão de aplicar conhecimento na prática empresarial. Estamos prontos para oferecer aos empreendedores a estrutura e o apoio necessários para que alcancem novos mercados e elevem o patamar de seus negócios no cenário internacional", afirma o dirigente institucional da Faculdade Sebrae, Paulo Marcelo Tavares Ribeiro.

Poderão participar empresas dos setores de indústria, serviços e agronegócio. Entre os segmentos estão alimentos, bebidas, máquinas e equipamentos, casa e construção, economia criativa como moda, saúde, tecnologia da informação e comunicação.

O atendimento será presencial ou remoto, no caso de empresas localizadas a uma distância maior do que 100 quilômetros dos Núcleos Operacionais, que serão instalados nos Polos Regionais da Faculdade Sebrae e Escritórios Regionais do Sebrae-SP:

  • Núcleo Operacional Faculdade Sebrae: abrange a cidade de São Paulo, Osasco, Guarulhos e Alto Tietê;
  • Núcleo Operacional ABC Paulista: região do Grande ABC e Baixada Santista;
  • Núcleo Operacional Campinas: região de Campinas, Jundiaí e Piracicaba;
  • Núcleo Operacional São José dos Campos – região de São José dos Campos e Guaratinguetá.

Para se inscrever no PEIEX, a empresa deve entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Um dos maiores desafios relacionados à participação das MPEs nas exportações é o fato de muitos empreendedores não acreditarem que pequenas empresas podem exportar de forma bem-sucedida, subestimando o potencial de seus produtos. Além disso, a falta de conhecimento ou preparo e a dificuldade na identificação de mercados de destino e possíveis parceiros comerciais também são obstáculos a serem superados.

De acordo com os dados mais recentes, de levantamento divulgado no ano passado pela Secretaria de Comercio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Sebrae, as micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) representaram 41,1% dos exportadores nacionais em 2022, somando 11,4 mil empresas. Já o valor exportado por essas empresas é de cerca de US$ 3,2 bilhões anuais, o que representa 0,9% do total das vendas externas brasileiras.

O relatório ainda revela que, entre os anos de 2008 e 2022, a quantidade de pequenos negócios exportadores cresceu três vezes mais do que o número de médias e grandes empresas que exportam. Enquanto as empresas médias e grandes cresceram 24,3%, de 13,3 mil para 16,5 mil, os pequenos negócios exportadores cresceram 76,2%, passando de 6,5 mil para 11,4 mil.

Fonte: Sebrae-SP

Dezembro Vermelho: Saúde promove ações de prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis

Leia mais...

Seminário de Boas Práticas Marca Encerramento da Capacitação Docente de 2024

Leia mais...

12ª SIPAT do AME Catanduva promove bem-estar e valorização dos trabalhadores

Leia mais...

Palmares Paulista comemora 60 anos com show do Alexandre Pires

Leia mais...

Moradora de Novo Horizonte transforma vitória em solidariedade

Leia mais...

Saiba como dirigir na chuva e agir em áreas de alagamento

Leia mais...