Fomentar a criatividade e o intercâmbio de ideias na linguagem virtual dentro do conceito da performance. Essa é a proposta da 2ª WinMostra – Winchester Performance Mostra, que começa nesta terça-feira (27/10) e vai até o sábado (31/10), apresentando 16 trabalhos de artistas de São José do Rio Preto (SP), sendo 12 deles inéditos. Todas as atrações são de graça.

 

A mostra é uma iniciativa do Agrupamento Núcleo 2, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura. Com o tema "Arquivo emocional de uma cidade imaginada", a WinMostra reúne performances envolvendo diversas áreas artísticas, como teatro, dança, audiovisual, literatura, stand up, artes visuais, instalação, música, culinária e projeção multimídia.

 

As apresentações serão realizadas na internet, por meio de transmissões ao vivo pelos canais do Agrupamento Núcleo 2 no Youtube (www.youtube.com/Nucleo2) e Facebook (@agrupamentonucleo2). Algumas delas acontecerão por meio das plataformas Tik Tok e Zoom.

 

Cena teatral

Dentro da programação, o público poderá conferir produções inéditas de artistas da cena teatral, como a performance "Pipapiápai ou Por Um "Fio", do GPT Sala 50, com concepção e atuação de Marcelo Matos. O ator e diretor inspirou-se na descoberta de sua paternidade aos 50 anos para criar a performance.

 

Da nova geração, a atriz Christina Martins apresenta a performance inédita "Preta Cor", na qual a dramaturgia parte de suas memórias e de seus poemas. Entre os artistas da cena Tauã Teixeira, da Companhia Imaginária, vem com a peça performativa "A História da Mentira", livre ensaio sobre sua própria história com a mentira e, também, uma analogia dessa história pessoal com registros históricos das grandes mentiras e farsas da humanidade.

 

Culinária

As performances gastronômicas são um dos destaques da WinMostra. A culinária surge em três obras dentro da programação. A primeira é a inédita "Naquela Mesa", em que Daniel Santo Forte propõe uma discussão sobre a construção das masculinidades, através de um pai cozinhando pratos inéditos para seu filho.

 

Com "Banquete Antropófago", o Coletivo Barteliê prepara um inusitado banquete sobre o corpo de um performer, levantando discussões sobre consumo, alimentação e meio ambiente. Já na performance "Comida Estrada", o artista Orniz busca mostrar que o comer também é um ato político e estético.

 

Artes visuais

Artistas visuais da cidade também marcam presença na WinMostra, desdobrando suas criações para a performance. É o caso de Terezinha Bilia, com "A Colheita do Peixe", baseada na sua tela "A menina e a mãe colhendo peixes", e de Elissa Pomponio, com a obra "In Fluente", cuja pesquisa é embasada na técnica de desenho denominada contorno cego, utilizada como treino para desenhos de observação.

 

Dança

A dança está representada na WinMostra por meio de trabalhos como o inédito "Não Há Nada Aqui", concebida pela bailarina e coreógrafa Loretta Pelosi, que divide a direção com o bailarino Vinícius Francês. Outra produção é Double Jorney, da dupla Bad'Lua, performance sobre a história um casal de danças urbanas, com atuação de Emerson Bastos Sereni, o Bad, e Bruna Luane Dadalte Bonito, a Lua.

 

Crítica

Durante a realização da WinMostra, todos os dias, ao final da programação, o artista transdisciplinar e pesquisador Tales Frey fará micro críticas dos trabalhos apresentados. As micro críticas serão em formato de vídeo, com até 1 minuto de duração, e publicadas nos stories do Núcleo 2 no Instagram (@artenucleo2).

 

Virtual

Por conta da pandemia do novo coronavírus, essa segunda edição da WinMostra acontece de forma 100% virtual. Jef Telles, coordenador geral do evento, afirma que a mostra foi pensada desde o começo para acontecer online. "De certa forma o universo cultural acabou descobrindo os seus próprios meios de expansão de linguagem, produção e o acesso ao público. As possibilidades de uma mostra de performances na internet são infinitas", atesta.

 

A WinMostra recebeu 41 inscrições e contou uma comissão de seleção formada por Andre Luis Delorme, professor universitário e engenheiro de software; Bruna Giorjiani de Arruda, professora de sociologia e militante feminista do coletivo feminista Classista Ana Montenegro; e Waldemar Rodrigues Pereira Filho, professor de literatura e História da Arte do ensino médio e curso pré-vestibular.

 

Coletivo multimídia de pesquisa e fusão de linguagens artísticas sediado em São José do Rio Preto, o Agrupamento Núcleo 2 realizou a primeira edição da Winchester Performance Mostra em 2018. A mostra aconteceu de forma simultânea à videoinstalação "Nuvem", com a participação de seis artistas selecionados.

 

Confira abaixo a programação completa da 2ª WinMostra – Winchester Performance Mostra.

 

SERVIÇO:

2ª WinMostra – Winchester Performance Mostra

Quando: 27 a 31 de outubro

Onde: canais do Agrupamento Núcleo 2 - Youtube (www.youtube.com/Nucleo2) | Facebook (@agrupamentonucleo2)

Realização: Agrupamento Núcleo 2, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto

Saiba mais: www.nucleo2.com.br

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Dia 27, terça-feira

 

DOUBLE JORNEY

Bad'Lua

15h – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

A performance perpassa pela contação de história de um casal de Danças Urbanas, onde eles resolvem unificar suas jornadas de danças através de músicas, vídeos, fotos, recortes de jornal que construíram ao longo de três décadas.

 

Ficha técnica:

Proponente: Emerson Bad´s Crew

Projeto e idealização: Emerson Bastos Sereni

Dançarinos: Lua - Bruna Luane Dadalte Bonito e Emerson Bastos Sereni.

Livre. 30 minutos.

 

E_MO_ÇÃO -

Sávio D'Agostino

17h - www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

Experiência sensorial com músicos e performers a partir de uma emoção informada pelo diretor do projeto e uma fotografia. A experiência envolve imagem, música, dança e vídeo para gerar uma emoção ao público, onde os artistas envolvidos, sem ter contato uns com os outros, expressam suas criações que somadas se tornam a obra final, com o intuito de transmitir o mesma emoção. A ideia é que parta de um mesmo estímulo, a fotografia e uma emoção específica, para todos os artistas envolvidos, e com isso crie sua arte. O experimento deseja verificar o quanto a mesma emoção específica consegue ser transmitida ao público, mesmo representada por artistas diversos.

 

Ficha técnica:

Guitarra: Lucas Rocha

Bateria: Andressa Maria

Piano: Paula Nogueira

Performers: Andrea Capelli e Christina Martins

Captação de imagens e edição de vídeo: Marcelo Nogueira

Produção, captação de som e edição de áudio: Sávio D'Agostino

Livre. 60 minutos.

 

PRETA COR

Christina Martins

20h – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

Agora. O fatídico agora. Eu estou finalmente comigo, agora. Mas para tanto, estive longe de mim, estive com outros e para os outros. E agora eu vejo isso claro, biologicamente, em minha árvore genealógica e em meu DNA. Está impresso para que eu nunca me esqueça: eu estive perdida de mim. Sou o que me fiz, mas também sou o que me fizeram. A partir de memórias pessoais e inventadas jogadas no lixo, a ligação intrínseca do indivíduo com suas origens, é trazida ao foco por meio da poesia, da palavra, dança e ação. São as memórias da menina se descobrindo, da mulher que vos fala e de um povo, uma cultura, mil outras histórias.

 

Ficha técnica:

Atriz e idealizadora do projeto: Christina Martins

Produção Geral e Elaboração de Projeto: Deivison Miranda

Produção Executiva e Revisão de Projeto: Suria Amanda

Operação de streaming: Deivison Miranda

Operação técnica de som e luz: Suria Amanda

Concepção de cenário, figurino, som e iluminação: Christina Martins e equipe de produção criativa

Apoio local e técnico: Cia. Cênica

Livre. 40 minutos.

 

Dia 28, quarta-feira

 

NAQUELA MESA

Daniel Santo Forte

12h  – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

Para discutir e repensar a construção das masculinidades, um pai cozinha pratos inéditos para seu filho. As receitas são escolhidas de acordo com suas histórias como documento afetivo das relações dos convidados com os homens de sua ancestralidade. Durante o processo de preparo da refeição, conta a história de cada prato e das pessoas que ofereceram este presente.

 

Ficha técnica:

Performer: Dániel Santo Forte e convidados

Programa Performativo: Tauane Santo Forte

Livre. 150 minutos

 

IN FLUENTE

Elissa Pomponio

16h  – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

Exercício de materialização de uma memória imaterial a partir de impulsos sonoros de uma cidade imaginada.

 

Ficha técnica:

Performer: Elissa Pomponio

Desenvolvimento técnico: Gustavo Arão

Vídeografista: Vinicius Dall'Acqua

Livre. 120 minutos.

 

RELER

Homero Ferreira

20h  – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

No lugar de religar, o reler.

 

Ficha técnica:

Performer: Homero Ferreira

Apoio Técnico: Tauã Teixeira

Livre. 180 minutos.

 

Dia 29, quinta-feira

 

BANQUETE ANTROPÓFAGO

Coletivo Barteliê

17h  – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

A preparação de um inusitado banquete, preparado sobre o corpo de um performer, propõe reflexões sobre consumo, alimentação e meio ambiente.

 

Ficha técnica:

Performer: Harlen Félix

Cozinheiro: Ronaldo Vilerá

Montagem: Carol Escabin

Livre. 60 minutos.

 

QUERIDOS SOBREVIVENTES DA GRANDE CATÁSTROFE

Cia. do Santo Forte

20h – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

Um coletivo de artistas tenta sobreviver artisticamente em meio a uma pandemia. Em busca de manterem-se vivos, trocam afetos e provocações a distância mediados pela tecnologia para suprir não-presença de seus companheiros. Conduzidos por um maestro que rege as ações, as atrizes e atores investigam o que sobrou do corpo, do espaço e da fé.

 

Ficha técnica:

Performers: Fabiana Abranches, Reni Trombi, Tauane Santo Forte, Aguinaldo Moreira de Souza, Dániel Santo Forte e Harlen Félix.

Livre. 60 minutos.

 

CÁRCERE POR SOPHIA

Prophanys

23h – www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

"Viver é mais difícil que me disseram, não viver infinitamente mais doloroso". Sophia, uma mulher trans nos conta sua trajetória de criança até a vida adulta, seus desejos, alegrias e tristezas.

Ficha técnica:

Ator/escritor: Michael Kennedy Oliveira Diniz

Sonoplastia: Luis Felipe Maia Costa

Iluminação e transmissão: Ana Carolina Morais

Livre. 35 minutos.

 

Dia 30, sexta-feira

 

COMIDA ESTRANHA

Orniz

11h - www.youtube.com/Nucleo2 | facebook.com/agrupamentonucleo2 | Tik Tok

 

Sinopse:

O ato de comer nos acompanha desde quando ainda éramos primatas. No entanto, nossa alimentação nem sempre foi a mesma. As facilidades do mundo moderno trouxeram consigo a monotonia alimentar, nos acostumamos com o que está pronto e enlatado, não nos importamos com a procedência dos alimentos e, de monocultura em monocultura, continuamos sendo colônia do velho mundo. Comida estranha é uma performance culinária gastro-revolucionária, mostrando que o comer também é um ato político e estético.

 

Ficha técnica:

Artista/Performer: Wagner Orniz

Produção: Gabriela Andrade

Livre. 30 minutos

 

NA CAMA SEM MADONNA

Murilo Gussi

19h - www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

O ator Murilo Gussi se experimenta na linguagem do stand up, abre as portas de seu quarto e em sua cama relata com humor acontecimentos relacionados à sua homossexualidade, passando por episódios de preconceito e auto aceitação, além de compartilhar através de números musicais suas experiências como drag queen e a influência de Madonna ao longo de sua trajetória.

 

Ficha técnica:

Criação e interpretação - Murilo Gussi

Livre. 45 minutos.

 

ARQUITETURA SANITÁRIA

Companhia Imaginária e Cia. Os Cogitadores

21h - Zoom

 

Sinopse:

Convidados a refletir a partir de um cômodo da casa, a obra apresenta dez personagens em uma reunião do Zoom, cada um falando a partir de seu próprio banheiro. Suas falas os situam no presente, no momento em que uma pandemia se alastra por nosso país e por diversas partes do mundo. O banheiro se transforma em múltiplas metáforas políticas, sociais, sexuais, afetivas. No segundo momento da peça, o autor se apresenta como um sujeito deslocado temporalmente, alguém que está no futuro. Como é esse futuro pós-apocalíptico, qual a arquitetura dele? A apresentação, pensada para ser realizada através da plataforma Zoom, traz ao público a proposta de que participem da experiência de dentro de seus banheiros.

 

Ficha técnica:

Texto e Direção: Tauã Teixeira

Elenco: Alison Bernardes, Anna Raquel Apolinario, Christina Martins, Fabiana Pezzoti, Inajara Fabiana, Geyson Luiz, Marcelo de Souza, Matheus Leonel, Ruddã, Vanessa Cornelio e Tauã Teixeira

Provocação Cênica: Homero Ferreira

Produção: Alison Bernardes e Matheus Leonel

Livre. 60 minutos.

 

HISTÓRIA DA MENTIRA

Companhia Imaginária

23h59 - Zoom

 

Sinopse:

Parresia, do grego parrhêsia, significa "coragem de dizer a verdade", "falar livremente", "dizer tudo" - ainda que, ao dizer tudo, você arrisque também perder alguma coisa. Talvez você perca tudo. Há um risco na verdade. Essa peça performativa é um livre ensaio sobre a minha própria história com a mentira - sua origem, sua cronologia, seu desenvolvimento; e, também, uma analogia dessa história pessoal com o que temos de registros históricos das grandes mentiras e farsas da humanidade.

 

Ficha técnica:

Concepção, dramaturgia e performance de Tauã Teixeira

Iluminação de Homero Ferreira

Provocação cênica de Maria Amélia Farah

Livre. 50 minutos.

 

Dia 31, sábado

 

A COLHEITA DO PEIXE

Terezinha Bilia

16h - www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

Um sonho: um campo com muitas árvores frutíferas. Uma delas se destaca porque ao invés de frutos produzia peixes. Era uma reminiscência de infância, afinal, o vestido branco com bolinhas vermelhas da menina era um reflexo da própria artista. Como não enveredar por esses caminhos da arte após um sonho destes? "Bora" mergulhar nas telas de minha vida!

 

Ficha técnica:

Concepção e atuação: Terezinha Bilia

Câmera: Marcelo Matos

Fotografia: Luciane Bilia

Inspiração artística: Dona Ida, Lucas Piton, Helena Piton, Mariah Bilia

Edição: Maurício Matos

Livre. 30 minutos.

 

NÃO HÁ NADA AQUI

Loretta Pelosi

19h - www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

Não há nada aqui traz memórias roubadas, infância inventada, cenas perdidas em cartas não mandadas, um agora que já foi sem nunca existir.

 

Ficha técnica:

Concepção e performance: Loretta Pelosi

Direção Compartilhada: Vinícius Francês e Loretta Pelosi

Pesquisa de movimento: Loretta Pelosi e Vinícius Francês

Filmagem: Eduardo Constantini

Iluminação: Venâncio Oliveira

Auxiliar de cena: Maria Inês Pelosi

Livre. 30 minutos.

 

PIPAPIÁPAI ou POR UM "FÍO"

GPT Sala 50

21h - www.youtube.com/Nucleo2 e facebook.com/agrupamentonucleo2

 

Sinopse:

O fio conduz a vida. Passa pelo umbilical até o fio representativo da morte num som uníssono de uma nota aguda. Entre eles outros fios conduzem nossa trajetória. Como o fio de uma pipa que o vento leva a caminhos caóticos, vamos seguindo sem destino definido por fios que nos surpreendem a cada momento. Um filho (fío) que chega aos 50 anos. Nos resta uma cantiga de ninar e seguir essa linha neste mundo também caótico. A esperança é que venha alguém que encontre seu fio na história. Nesse contexto criamos a cidade capital cuja maquete se encaixa no desenho de uma pipa.

 

Ficha técnica:

Concepção e atuação: Marcelo Matos

Atriz convidada: Mariah Bilia Matos

Fotografia: Luciane Bilia

Produção: Terezinha Bilia

Consultoria Arquitetônica: Oswaldo Angelucci

Câmera, vídeo e montagem: Marcelo Araujo

 

Livre. 30 minutos. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Graziela Delalibera

 

Indústria paulista inicia o terceiro tr…

31-08-2020 Hits:1328 Economia Fabio

Sensor atingiu 49,5 pontos em agosto, mantendo-se próximo do nível de equilíbrio de 50 pontos