O festival Blues e Jazz na Praça dá a largada à sua programação com a abertura das inscrições para ações formativas, que propõem o compartilhamento de práticas de músicos profissionais com o público. A primeira edição do evento acontece em Mirassol de 14 a 16 de novembro, em três dias de programação gratuita para celebrar os ritmos do jazz, blues, soul e suas vertentes, ocupando o centro da cidade com shows noturnos em um palco ao ar livre na Praça da Matriz, e com oficinas no período da tarde, no Auditório Cândido Brasil Estrela.
Com prazo para inscrições de 14 de outubro a 10 de novembro, as ações de formação do Blues e Jazz na Praça privilegiam a multiplicidade e a inclusão, propiciando a todas as pessoas interessadas três dias de imersão em assuntos relacionados aos gêneros que abarca e demonstrações com bandas ao vivo. As inscrições são via formulário online e podem participar pessoas a partir dos 16 anos, sem necessidade de conhecimento prévio.
A primeira atividade, no dia 14 de novembro, das 16h às 17h30, é o workshop "Os fundamentos do contrabaixo no Blues e a representação do estilo pelas mulheres", voltado ao público feminino e coordenado pela arte educadora e professora de música Talita Campos, baixista da banda The Monnas e do Lucas Rocha Blues Quarteto. Participantes terão contato com a história do blues, seu ritmo, harmonia, grooves utilizados, padrões de baixo comuns no estilo, entre outros aspectos, e poderão acompanhar uma demonstração da prática, com exemplos tocados ao vivo a partir de músicas de mulheres de diferentes vertentes e épocas.
Já no dia 15 de novembro, das 16h às 17h30, é a vez do músico e educador musical mirassolense Lenon Tagliaro, formado em regência de banda sinfônica pelo Conservatório de Tatuí, onde também cursou Piano MPB/Jazz, conduzir o workshop "Técnicas de improvisação". O encontro abordará conceitos de improvisação, escalas, harpejos, fraseados melódicos, harmonia avançada, entre outros aspectos ligados à construção do improviso consciente e estruturado.
Encerrando a jornada, dia 16 de novembro, das 14h às 15h30, o músico Lucas Rocha, à frente do Lucas Rocha Blues Quarteto, ministra o workshop "Workshow Blues". A proposta é promover uma aula sobre blues com banda ao vivo, a partir da experiência do ministrante, que, em mais de 20 anos estudando o gênero e dando aulas de música, percebe o quanto sua linguagem, harmonia e história são pouco conhecidas.
Democratização
Segundo Marcela Almeida e Tiago Mariusso, organizadores do Blues e Jazz na Praça, o projeto nasce do desejo de democratizar o acesso a uma música que transcende gerações, rompe bolhas e elitismos, e se mantém viva no improviso, no afeto e no coletivo. "Com ações voltadas à formação, acessibilidade, visibilidade feminina e inclusão territorial, Blues e Jazz na Praça busca ser o primeiro passo para a criação de um novo calendário cultural permanente em Mirassol", afirmam os organizadores.
O festival contará com seis bandas de jazz e blues, incluindo uma atração internacional, além de praça de alimentação e barracas de bebidas, ampliando o clima de convivência e celebração entre artistas e comunidade. A grade completa, com todas as atrações, datas e horários de cada show, será divulgada em breve.
A realização do projeto é com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com apoio da Prefeitura Municipal de Mirassol, Secretaria de Cultura e Turismo de Mirassol, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO:
Blues e Jazz na Praça
Quando: 14, 15 e 16 de novembro de 2025
Onde: shows na Praça da Matriz (Praça Doutor Anísio José Moreira, S/N, Centro) e ações formativas no Auditório Cândido Brasil Estrela (Rua Rui Barbosa, 2.170, Centro) – Mirassol
Prazo de inscrições para formativas: 14/10 a 10/11
Link para formulários de inscrição: https://linktr.ee/BlueseJazznaPraca
Instagram: @bluesejazznapraca
Programação completa de ações formativas - Blues e Jazz na Praça
14/11 – sexta-feira, 16h às 17h30
Workshop "Os fundamentos do contrabaixo no Blues e a representação do estilo pelas mulheres", com Talita Campos
Sinopse: Introdução ao Blues e ao papel do baixo no estilo, com um resumo da História do Blues, seu ritmo, harmonia, grooves utilizados, padrões de baixo comuns no estilo, técnica de walking bass, padrões rítmicos, uso de notas da escala pentatônica, dicas para improvisos em acordes maiores e/ou menores, os padrões de 12 compassos e o feeling no Blues. Haverá demonstração da prática com exemplos tocados ao vivo, com músicas das mulheres do Blues raiz, mulheres do Blues contemporâneo do cenário internacional e mulheres do Blues brasileiro atual, assim como a demonstração do trabalho autoral da oficineira.
Público-alvo: mulheres a partir dos 16 anos, sem necessidade de conhecimento prévio
Inscrições: https://forms.gle/chPFyk1YKty2Fnr26
Prazo: 14/10 a 10/11
Vagas: 15
Seleção: ordem de inscrição
Minibio: Talita Campos é arte educadora e professora de música. Baixista da Banda The Monnas desde 2018, onde produziu o musical "Infelizmente existe esse movimento feminista" em 2022; organizou o Evento "Empodera mulher Rio Preto" 1 e 2 em 2021; e o Evento Flash Mob Outubro Rosa em 2019. Em carreira solo produziu o espetáculo/documentário "As Mulheres na Música: contexto histórico e suas influências" em 2023. Realizou em parceria com a arte educadora Adriana Justo a oficina "ouvir o movimento" que foi ministrada por um mês no SESC Rio Preto em 2023. Atualmente trabalha com o multiartista Celso Carlessi com os espetáculos "todo amor que houver nessa vida- um tributo a Cazuza" e "É proibido proibir – 40 anos sem censura"; e com o guitarrista Lucas Rocha como baixista do Lucas Rocha Blues Quarteto, parceria desde 2022, com quem lançou dois trabalhos autorais, ministra oficinas de Blues e faz shows por vários estados brasileiros.
15/11 (sábado), 16h às 17h30
Workshop "Técnicas de Improvisação", com Lenon Tagliaro
Sinopse: Neste workshop, o músico e professor Lenon Tagliaro abordará conceitos de improvisação, escalas, harpejos, fraseados melódicos, harmonia avançada, entre outros assuntos relacionados à construção do improviso consciente e estruturado, aquele em que o músico ou musicista pode prever as notas que serão tocadas e também a estrutura completa do improviso, de uma forma que ele tenha começo, meio e fim.
Público-alvo: pessoas interessadas a partir dos 16 anos, sem necessidade de conhecimento prévio
Inscrições: https://forms.gle/geUJ9xWvGLLxtkxq5
Prazo: 14/10 a 10/11
Vagas: 15
Seleção: ordem de inscrição
Minibio: Lenon Tagliaro é músico e educador musical mirassolense. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde também se formou em Licenciatura em Música. Formado em Regência de Banda Sinfônica pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, onde também cursou Piano MPB/Jazz.
16/11 (domingo), 14h às 15h30
Workshop "Workshow Blues", com Lucas Rocha
Sinopse: A proposta é promover uma aula sobre Blues com banda ao vivo, a partir da experiência do ministrante, que, em mais de 20 anos estudando Blues e dando aulas de música, ainda percebe o quanto o Blues, sua linguagem, harmonia e história são pouco conhecidos entre os músicos. Sendo o Blues a base de tantos estilos musicais, entende ser necessário levar ao conhecimento dos músicos seus principais fundamentos. Ao mesmo tempo, a atividade compreende um workshop de guitarra: participantes terão contato com os fundamentos do Blues como linguagem, harmonia e improvisação. O que é Blues de 12 compassos, Slow ou Fast Change, o que a guitarra faz, o que o baixo faz, o que o piano/teclado faz, o que a bateria faz? Tipos de Blues, estilos de Blues, Blues e suas variações. A influência do Blues no Rock, Jazz e outros estilos.
Público-alvo: pessoas interessadas a partir dos 16 anos, sem necessidade de conhecimento prévio
Inscrições: https://forms.gle/K64kVwGQ1VdAekTd6
Prazo: 14/10 a 10/11
Vagas: 15
Seleção: ordem de inscrição
Minibio: Em sua jornada musical, Lucas Rocha tem compartilhado o palco com artistas renomados da Espanha, Argentina e Brasil, incluindo apresentações com Flávio Guimarães, Danny Vincent, Edy Star, Uirá Cabral, Quiqué Gomes e Netto Rockefeller. Em 2023, lançou o EP "41 Blues", composto por 5 faixas, disponível em todas as plataformas. Este lançamento marca um capítulo significativo na carreira do músico, adicionando uma nova dimensão à sua expressão musical. Ainda em 2023, ao lado da Big Blues, foi convidado pelo produtor Lisciel Franco a gravar um disco no prestigiado Forest Lab Studio. Com uma carreira que abrange diversas bandas, desde Big Blues até Hammatrio, MPBlues, Dr. Blues, Sr. Malte. Ao todo, conta com 5 EP's solo, 2 discos com Hammatrio e outros 2 com a Big Blues. Em 2024, formou o Lucas Rocha Blues Quarteto e o primeiro registro de estúdio é o EP "Burning Man", gravado no prestigiado Blue Crawfish Records.
Fonte: Graziela Delalibera
![]() |