A escritora, professora e produtora cultural Carolina Manzato é a convidada dos dois próximos encontros do projeto idealizado pelo artista juny kp! que propõe inúmeras reflexões em torno da videoclipe, linguagem audiovisual que já teve canal de TV exclusivo nos anos 1990 e 2000 e hoje trafega em diferentes campos das artes. Os encontros serão nesta e na próxima segunda-feira (19 e 26/8), às 19h, na casa de criar, em São José do Rio Preto, tendo como tema, respectivamente, "Narrativas" e "Os mais caros da história". A entrada é de graça.

 

Segundo Carolina, o convite para participar do encontro dedicado ao tema "Narrativas" surgiu por conta de seu envolvimento com a literatura e de sua pesquisa de doutorado. "Há muita diversidade, possibilidades de exploração do espaço, do tempo, das personagens. Nos videoclipes, os seres humanos são seres da H/história", comenta.

 

A escritora confessa que foi uma jovem que acompanhava a programação  da MTV!, emissora responsável por popularizar o videoclipe nos anos 1990. "É lindo o longo trabalho do juny kp! de aglomeração, categorização e análise de uma imensa lista de videoclipes", diz ela sobre a pesquisa do artista rio-pretense, que vem sendo realizada ao longo de vários anos.

 

Já sobre o encontro dedicado ao tema "Os mais caros da história", Carolina comenta que tanto ela como juny kp! têm consciência do paradoxo capitalista, lutando por um mundo mais democrático e justo, mas que, forjados e imersos nesse capitalismo, sabem muito bem levantar custos. "Também gostamos de mega produções. No entanto, na seleção dos videoclipes para o encontro procuramos incitar reflexões a partir de várias provocações: esse artista esbanjou dinheiro a troco de quê? Valeu a pena? Não valeu? Foi desperdício? Alcançou o propósito estético-comunicacional?", relata.

 


Os encontros
O projeto Videoclipe: Encontros Fragmentados constitui-se em uma série de 18 encontros que abordarão diferentes aspectos dessa produção audiovisual que tem o experimentalismo como principal característica. Cada encontro será conduzido por um convidado ou convidada cujo trabalho se relaciona de algum modo com a linguagem do videoclipe.

 

A partir da exibição de videoclipes pré-selecionados por juny kp! em diálogo com cada convidado ou convidada, os encontros trarão análises e discussões em torno de cada tema, sendo apoiados por materiais como artigos e estudos sobre essa produção audiovisual.

 

O projeto Videoclipe: Encontros Fragmentados foi viabilizado pelo fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Serviço

 

Videoclipe: Encontros Fragmentados - Narrativas

Com a escritora Carolina Manzato

Dia 19 de agosto (segunda-feira), às 19h

 

Videoclipe: Encontros Fragmentados - Os mais caros da história

Com a escritora Carolina Manzato

Dia 26 de agosto (segunda-feira), às 19h

casa de criar (Rua Nelson Freitas, 745)

Grátis

 

Mais informações no Instagram: @casadecriar e @eusoujunykp

Fonte: Harlen Félix

Novorizontino vence o Athletic no Jorjão e sobe para 4ª colocação no Brasileirão B

Leia mais...

Deputada estadual Fabiana Bolsonaro visita FPA e destina R$ 150 mil ao Hospital Padre Albino

Leia mais...

Projetos sobre o Dia da Família Cristã e “Esquenta JOMI” são destaques da próxima sessão da Câmara de Catanduva, que acontece quarta-feira, dia 22 de abril

Leia mais...

Grêmio Catanduvense sofre goleada na estreia da Bezinha

Leia mais...

Semana da Biomedicina UNIFIPA reúne especialistas e egressos em programação integrada

Leia mais...

Pedagogia UNIFIPA desenvolve atividades práticas com crianças da educação infantil

Leia mais...