A Mostra de Teatro Popular atraiu 2.296 espectadores em três atividades virtuais. O número leva em conta o total de acessos nas páginas da Secretaria Municipal de Cultura e do Grupo Cabrabão. O evento começou em março, mas foi suspenso devido à pandemia do coronavírus, e retornou em junho no formato on-line para chegar às telas de computadores e celulares – ampliando o acesso à cultura.

Para fechar com chave de ouro a programação, além da apresentação do espetáculo Vapor, também foi realizada uma live com o elenco do Grupo Cabrabão, que dá vida à peça. Como o Steampunk foi o gênero usado para o diferencial da produção, também foi desenvolvida uma oficina especial sobre esse tema.

A trama mostra um período pós-apocalíptico, onde o Brasil enfrenta sua maior crise em séculos. Uma terra esquecida pelo governo e dominada pelos interesses dos conglomerados empresariais se torna o pano de fundo para que o lendário grupo cangaço à vapor saia à procura de um artefato, que pode resgatar tudo o que foi tirado do povo.

Rafael Back foi o responsável pelo texto e direção do espetáculo. Os figurinos são de Vânia Santos, enquanto que o cenário é do Grupo Cabrabão. Guilherme Brandão fez a pesquisa. Já a direção musical é de Maju Malavaes e Vine Spina. A orientação de artes virtuais é de Lucas Paschoal. No elenco estão Rafael Back, Aline Leite, Henrique Zukovski, Priscila Rodrigues e Vânia Santos.

“Fazer uma Mostra de Teatro Popular foi o maior desafio como produtor cultural que tive até o momento, e digo isso por duas questões: a primeira por que o Teatro Popular ainda é visto como algo ligado à cultura marginal e das massas apartadas do meio artístico, e em segundo lugar porque tivemos que enfrentar a quarentena bem no meio do evento. Como sempre na arte, fazemos das dificuldades nossa matéria-prima. O resultado foi que conseguimos, por meio da adaptação on-line, atingir mais pessoas e popularizar ainda mais o festival”, destaca Rafael Back.

Para quem não conferiu a programação ao vivo, basta acessar o canal da Secretaria de Cultura no YouTube: www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeCatanduva.

Incentivo às Artes

O projeto da Mostra de Teatro Popular foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, por meio do Edital de Incentivo às Artes de 2019. A iniciativa é da Prefeitura de Catanduva, por meio do Fundo Municipal de Cultura, da Secretaria de Cultura e RB Produções. O apoio é da Associação Dell'arte, Trecho Arte e Ghost Whisper.

Imagem: Divulgação/ Grupo Cabrabão

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Dr. Luis Pereira agradece prefeitura por…

29-08-2022 Hits:622 Política Fabio

O município tem passado por um mutirão de recape e asfaltamento, atendendo inúmeras ruas e bairros da cidade