O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira, dia 19, investimentos de R$ 6 bilhões na reestruturação da malha ferroviária de São Paulo. O pacote engloba a construção de um novo contorno ferroviário em Catanduva, já confirmado pela Prefeitura em março deste ano. A previsão é que a obra seja concluída até 2025.

O empreendimento será realizado pelo Grupo Rumo Logística, com investimentos que vão atender 72 municípios. Ao todo, cerca de 5 milhões de pessoas serão beneficiadas com mais segurança viária. Além disso, o projeto eliminará os conflitos entre ferrovia e zonas urbanas em 32 municípios do Estado, entre eles Catanduva.

O projeto que será executado começou a ser traçado pela Prefeitura em janeiro de 2005, primeiro mês de governo do ex-prefeito Afonso Macchione Neto. De lá para cá, o projeto obteve todas as aprovações necessárias e foi incluído no plano de contrapartida da Rumo para a renovação antecipada do contrato com a União.

Em viagem a Brasília no final do ano passado, a prefeita Marta do Espírito Santo Lopes confirmou que as obras em Catanduva teriam prioridade para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O mesmo tema foi abordado por ela em audiência com o ministro Augusto Nardes, no Tribunal de Contas da União.

“Catanduva é uma das seletas cidades em que investimentos são indicados como necessários e, dentre elas, uma das poucas que possuem projeto executivo e licenciamento ambiental prontos”, comemorou Marta, ao retornar da capital federal.

A realização das obras em Catanduva, segundo declarou, em março deste ano, Rodrigo Verardino De Stéfani, Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, deu-se justamente porque a cidade já tinha os projetos prontos. Esse planejamento foi considerado pelo TCU para definir as obras a serem incluídas no novo contrato.

Relembre

A movimentação para a retirada dos trilhos teve início em 2005, quando o ex-prefeito Afonso Macchoine Neto encaminhou sete ofícios ao Dnit solicitando recursos visando à solução dos conflitos causados pela linha férrea. Tais solicitações motivaram visita técnica, em 2006, o que resultou no Relatório de Inspeção Técnica.

Em ofício do mesmo ano, o diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit apontou como solução a construção de um novo contorno, o que demandaria estudo de viabilidade. A Prefeitura elaborou o estudo, obteve sua aprovação em 2010 e, em 2012, o Governo Federal contratou projeto técnico para traçar o novo contorno.

Em maio de 2019, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu a Licença Prévia Ambiental para a obra, aprovando a localização e a concepção do traçado. O projeto prevê a retirada do trecho ferroviário que passa pelo perímetro urbano de Catanduva, com a implantação de nova linha com 18 quilômetros.

Cronologia do projeto de retirada dos trilhos do centro de Catanduva:

2005 – Prefeitura inicia tratativas em Brasília, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para viabilizar a contratação do projeto executivo da obra;

09/04/2006 – Realizada inspeção pelos técnicos do Dnit em Catanduva;

18/06/2007 – Dnit encaminha relatório técnico da visita realizada em abril de 2006, concluindo pela necessidade da intervenção (Ofício nº 134/2007-DNIT);

10/06/2008 – Dnit informa necessidade de realização do Projeto de Viabilidade Técnica e Financeira (Ofício nº 288/2008);

2009 – Prefeitura inicia elaboração do Projeto de Viabilidade Técnica e Financeira;

2010 – Prefeitura entrega Projeto de Viabilidade Técnica e Financeira ao Dnit;

2010 – Aprovação pelo Dnit do Projeto de Viabilidade Técnica e Financeira;

2012 – Prefeitura solicita recursos para elaboração do Projeto Executivo da obra;

2014 – Assinado o contrato pelo Governo Federal com a empresa que realizaria o Projeto Executivo (Contrato nº 1108/2014);

Agosto de 2018 – Finalizado o Projeto Executivo do Contorno Ferroviário de Catanduva/SP com 974 folhas;

12/04/2019 – Expedida a Licença Ambiental Prévia nº 2.685 pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) – Processo de Impacto nº 277/2018.

12/03/2020 – Notícia pela concessionária Rumo de que o projeto de Catanduva está incluído na contrapartida obrigatória da empresa para a renovação antecipada do contrato com o Governo Federal.

27/05/2020 – Concessionária Rumo assina renovação do contrato de concessão da Malha Paulista com a ANTT, com inclusão do projeto de Catanduva.

19/10/2020 - Governo de SP anuncia investimentos de R$ 6 bilhões na malha ferroviária do estado; obra engloba novo contorno ferroviário de Catanduva.

2021 – Previsão de revisão de projetos pela concessionária Rumo.

2025 – Previsão pra conclusão da obra.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Senac Catanduva anuncia expansão do portfólio em diversas áreas

Leia mais...

18 DE MARÇO: Sessão Ordinária da Câmara de Catanduva conta com seis itens na Ordem do Dia

Leia mais...

Ivânia Soldati participa de abertura da Semana da Água 2025, evento anual da Saec

Leia mais...

Natação de Catanduva Começa 2025 com Show de Medalhas na Liga Paulista

Leia mais...

Hospital Unimed São Domingos recebe visita diagnóstica da ONA

Leia mais...

Pedagogia da UNIFIPA realiza III Encontro Integrativo para novos acadêmicos

Leia mais...