A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti), reforça o compromisso com a saúde da população e mantém ações contínuas de enfrentamento à dengue, inclusive durante os meses de estiagem.

Mesmo com a redução natural dos focos do mosquito transmissor nesse período, as equipes da EMCAa não pararam. Os trabalhos seguiram firmes em todos os bairros, com vistorias, orientações à população, bloqueios de criadouros e eliminação de possíveis focos do mosquito.

Como parte dessa mobilização constante, foi realizada nesta semana nos dias 12 e 13 de novembro uma capacitação voltada aos agentes de combate às endemias e aos agentes comunitários de saúde, no Centro de Convenções. A atualização das equipes é fundamental para fortalecer as orientações repassadas à população durante as visitas domiciliares.

A capacitação reforça uma das principais estratégias da EMCAa: incentivar cada morador a reservar 10 minutos por semana para verificar a casa e o quintal, eliminando recipientes que possam acumular água. Essa simples atitude pode evitar a reprodução do mosquito e conter o avanço da doença.

A ideia é unir esforços. Cada agente é um multiplicador de informação, e cada morador é peça fundamental nessa corrente de prevenção. Aumento dos Casos Reflete a Importância da Prevenção.

Os dados reforçam o alerta. Após um período de estabilidade, Catanduva voltou a registrar aumento nos casos confirmados de dengue nos últimos meses. Desde junho, foram:
Junho: 188 casos
Julho: 85 casos
Agosto: 52 casos
Setembro: 84 casos
Outubro: 39 casos (parcial, ainda tem exames pendentes de resultado)
Novembro (até o dia 13): 1 caso confirmado e 41 notificações

A retomada das chuvas favorece a proliferação do Aedes aegypti, o que exige atenção redobrada de todos.

A Prefeitura reforça que o combate à dengue é um compromisso coletivo. Com a colaboração da população e o trabalho intenso das equipes técnicas, Catanduva pode mais uma vez vencer essa batalha.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Votuporanguense perde de virada para a Juventus e complica acesso para elite

Leia mais...

Caminho da Fé: Olímpia apresenta projeto para integrar rota peregrina e aposta no turismo religioso

Leia mais...

CAIXA inicia operação das novas condições do Minha Casa, Minha Vida nesta quarta-feira (22)

Leia mais...

Presidente do Grêmio Catanduvense promete elenco renovado após estreia conturbada

Leia mais...

Motorista foge por 12 km da polícia e é preso com mais de 50 kg de maconha em Catanduva

Leia mais...

Carlinhos de Jesus é o mais novo Cidadão Catanduvense; título proposto por Marcos Crippa foi entregue em sessão solene realizada no Clube de Tênis

Leia mais...